Felipe Carreras apresenta projeto para responsabilizar Governo Federal por crimes ambientais

O aparecimento de manchas na costa brasileira, que já atingiram mais de 80 municípios, incentivou a elaboração da proposta de lei

Por Rafael Santos 30/10/2019 10:50 • Atualizado 30/10/2019
Compartilhe

A demora e a ineficiências das ações do Governo Federal no combate ao desastre ambiental que assola o litoral do Nordeste tem incomodado o parlamento brasileiro. Mesmo com praticamente dois meses de crise ambiental, o Ministério do Meio Ambiente não possui resposta para os principais questionamentos sobre o ocorrido. Com a finalidade de evitar que esse posicionamento desorganizado e letárgico da gestão federal se repita em situações posteriores, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) apresentou o Projeto de Lei 5722/2019, que trata da Legislação de crimes ambientais.

A proposta do parlamentar pernambucano consiste na determinação de plano de contingenciamento e responsabilização da União. A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) é muito eficaz quando o culpado é identificado, mas não tem a mesma eficácia quando não se sabe de quem é o dolo ou a culpa. “A legislação que temos é muito importante, mas ainda existem brechas e é dever do parlamento propor mudanças que beneficiem a sociedade e proteja o nosso maior patrimônio, que é o meio ambiente”, explicou.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo terá o prazo máximo de cinco dias para elaborar um plano de contingenciamento e nos casos em que não houver comprovação do autor do crime, a responsabilidade passa a ser do Governo.  “O que estamos assistindo no Nordeste é uma catástrofe que não está sendo combatida da forma correta. Existem várias respostas que ainda não foram dadas, como de onde vem o óleo, qual a quantidade, quais os riscos à saúde e várias outras. Ao responsabilizar o Poder Executivo, vamos garantir que problemas semelhantes a este sejam prioridade. Por isso, pensamos que é extremamente necessário o Estado concluir e executar o plano de contingência, quando for necessário. O Brasil não pode assistir tantos erros sendo repetidos no futuro”, reforçou Felipe Carreras.

Ainda segundo a proposta do parlamentar, o não cumprimento dos dispositivos acarretará em crime de responsabilidade.

O projeto segue em tramitação na Câmara Federal e deve passar por comissões e plenário da Casa. Se aprovado, parte para apreciação no Senado.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte