Estabelecimentos comerciais terão que implantar monitores de venda, para que clientes acompanhe as compras

Essa é a 22ª lei sancionada, de autoria do deputado Gustavo Gouveia

Por Rafael Santos 22/09/2020 17:42 • Atualizado 22/09/2020
Compartilhe

De autoria do deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM), foi sancionada a Lei nº17.044/2020, obrigando o fornecedor, que utiliza monitor nos caixas de atendimento, a facilitar a visualização de informações pelo consumidor. Com mais essa sanção, que será aplicada no Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco, o parlamentar conta com 22 Leis em seu primeiro mandato, sendo 11 aprovadas neste ano.  

A Lei nº17.044/2020 garante que estabelecimentos comerciais pernambucanos, que possuam cinco ou mais caixas de atendimento, ficam obrigados a utilizar sistema de acompanhamento do processo de venda em monitores. Dessa forma, o consumidor poderá identificar os itens comprados, verificando o valor unitário, quantidade comprada e valor total dos itens selecionados, em tempo real. 

“Em Pernambuco é grande o número de comércios que utilizam caixas de atendimento com monitores durante a finalização da compra. Mas, muitas vezes, não se encontram visíveis ao consumidor para acompanhamento. Nosso objetivo é regularizar essa situação, fortalecendo a transparência e a segurança nas relações consumeristas”, explica Gustavo Gouveia, que já desenvolveu três Leis para o Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco. 

Ainda de acordo com a Lei, os estabelecimentos comerciais deverão: posicionar a tela de forma a permitir a visualização pelo consumidor; evitar a colocação de qualquer produto, propaganda ou objeto que obstrua o acesso visual ao monitor; e facilitar a identificação dos produtos e a informação dos valores mostrados. O descumprimento da Lei poderá ocasionar multa aos comércios que não se adequarem.  

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte