
O presidente da Frente Parlamentar Brasil–Estados Unidos, deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), e o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Lula da Fonte, receberam nesta quinta-feira (07/08) o embaixador em exercício dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para tratar da exportação de açúcar, manga e uva produzidos no Nordeste brasileiro. Na ocasião, o parlamentar também encaminhou um pedido de isenção tarifária sobre esses produtos ao presidente norte-americano Donald Trump.
Durante o encontro, foram discutidos os impactos que a aplicação de tarifas pode gerar à economia nordestina, especialmente para os trabalhadores que dependem diretamente da cadeia de produção e exportação desses alimentos.
Atualmente, o Brasil exporta cerca de 150 mil toneladas de açúcar por ano para os Estados Unidos. Somente em 2024, o Nordeste enviou ao país cerca de 36,8 mil toneladas de mangas, com valor estimado em US$ 45,8 milhões, e 13,8 mil toneladas de uvas, movimentando US$ 41,5 milhões. Esses três produtos, juntos, sustentam aproximadamente 309 mil empregos formais na região.
O embaixador se comprometeu a atuar pela derrubada das tarifas e destacou a importância do diálogo entre os Congressos dos Estados Unidos e do Brasil para avançar nas soluções. Também reforçou que é preciso deixar as questões políticas de lado e focar na resolução dos entraves comerciais.
Participaram da reunião o segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Lula da Fonte (PP-PE), o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, o conselheiro de Política da Embaixada dos EUA, John Jacobs, e o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP).