Deputados elegem nova Mesa Diretora com Álvaro Porto na presidência

Por Rafael Santos 02/02/2023 09:41 • Atualizado 02/02/2023
Compartilhe

O deputado estadual Álvaro Porto, do PSDB, vai presidir a Assembleia Legislativa no primeiro biênio da Legislatura iniciada nesta quarta, 1º de fevereiro. A eleição para os cargos da Mesa Diretora, responsável pelo funcionamento da Casa e andamento do processo legislativo, aconteceu logo depois da posse dos parlamentares, em votação secreta, como estabelece o Regimento Interno do Legislativo. Álvaro Porto conquistou todos os 49 votos.

“O trabalho que a gente vai fazer aqui na Assembleia vai ser um trabalho conjunto. A gente mostrou essa união, nós tivemos os 49 votos, e o nosso compromisso é com os pernambucanos. Nós vamos aprovar o que for de bom para o povo pernambucano, para a sociedade pernambucana. Essa Assembleia vai estar unida, vai estar apoiando os projetos que vierem da governadora Raquel Lyra. Então esse é o trabalho e nós temos que levar a Assembleia para todos os recantos de Pernambuco. A gente tem que fazer a Assembleia itinerante, para fazer um bom trabalho junto aos pernambucanos.”

A primeira-secretaria ficou com o deputado Gustavo Gouveia, do Solidariedade. Os demais eleitos são: primeiro vice-presidente, Aglailson Víctor, do PSB, e segundo vice-presidente, Francismar Pontesdo PSB; segundo secretário, Pastor Cleiton Collins, do PP, Terceira secretária, Socorro Pimentel, do União, e Quarto secretário, Joel da Harpa, do PL.

Foram eleitos também sete suplentes: Rodrigo Farias, do PSB; Henrique Queiroz Filho, do PP; Gilmar Júnior, do PV; Coronel Alberto Feitosa, do PL; William Brigido, do Republicanos; Joãozinho Tenório, do Patriotas; e France Hacker, do PSB.

Ao presidente da Alepe compete representar o Poder Legislativo, autografar os projetos de lei que seguem para a sanção do governador, promulgar resoluções e assinar decretos legislativos, entre outras atribuições. Também está na linha sucessória do Poder Executivo em caso de impedimento ou ausência da governadora e da vice. O presidente é, ainda, o ordenador de despesas da Alepe, junto com o primeiro-secretário. Os serviços administrativos da Casa, como gerir recursos materiais e de pessoal, são de responsabilidade do primeiro-secretário.

Na eleição desta quarta, houve disputa apenas para os cargos de primeiro e segundo vice-presidente. O segundo turno de votação foi necessário para decidir entre Aglailson Víctor e Simone Santana, ambos do PSB, para ocupar a primeira vice-presidência: vitória de Aglailson Victor por 28 votos a 18, depois de um empate na primeira votação. As demais vagas tiveram candidatura única.

Os eleitos compõem a Mesa até 31 de janeiro de 2025. O presidente Álvaro Porto está no terceiro mandato seguido de deputado estadual. Também foi prefeito de sua cidade natal, Canhotinho, no Agreste Meridional.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte