Deputado quer Paulo Freire como Patrono da Educação Pernambucana

Por Rafael Santos 14/11/2019 10:19 • Atualizado 14/11/2019
Compartilhe

Já reconhecido como Patrono da Educação Brasileira e como Patrono da Educação do Recife, o educador Paulo Freire pode se tornar patrono da Educação Pernambucana. A proposta é objeto do Projeto de Lei 709/2019, de autoria do Deputado Estadual Professor Paulo Dutra (PSB), que já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nascido, em 19 de setembro de 1921 e falecido em maio de 1997, Paulo Reglus Neves Freire tinha formação em Direito e, em 1960, desenvolveu um método simples e revolucionário de alfabetização de adultos. Durante o governo João Goulart, em 1964, por meio da coordenação do Programa Nacional de Alfabetização, destacou-se na escolarização e na formação da consciência política, uma vez que analfabetos não podiam votar. Dentre os mais de 40 livros que escreveu, sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, é considerada terceira mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo.

“Freire pregava a necessidade do diálogo entre mestres e alunos, e que o processo educativo devia partir da realidade da vida cotidiana das pessoas”, explica Paulo Dutra. “Sua prática didática fundamentava-se, assim, na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo por meio da associação com a própria realidade”, justifica.

O educador recebeu 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e foi contemplado ainda com o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986, fazendo-o reconhecido em todo o mundo como um dos mais importantes pensadores brasileiros do século XX.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte