A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) foi um dos temas da Reunião Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) nesta segunda-feira (11). O assunto foi conduzido pelo deputado estadual Gilmar Júnior (PV). O parlamentar destacou a importância da empresa, que é responsável pela canalização e distribuição do gás natural em Pernambuco e que atende a vários mercados, a exemplo do industrial, comercial e residencial.
Gilmar Júnior cobrou ao governo do estado e à presidência da Companhia, que é uma sociedade de economia mista, a convocação dos aprovados no concurso realizado no início de 2023. “Recebi uma comissão dos concursados em meu gabinete que aponta um grande número de contratos de terceirização em detrimento da convocação de servidores efetivos”, explicou o deputado.
“Em face ao crescimento da frota veicular a gás natural e dos planos de expansão da malha dos gasodutos, é imprescindível que a Copergás possua número compatível de servidores concursados para atender à demanda. Considero o pleito dos aprovados muito justo e benéfico para toda a sociedade”, pontuou o parlamentar.
Gilmar Júnior citou também a preocupação com o meio ambiente: “A renovação de frota é um processo irreversível. O uso de gás natural, inclusive, deve ser, cada vez mais, incentivado. Fortalecer a Copergás é fortalecer a economia e o meio ambiente”.
Essa não foi a primeira vez que o deputado estadual defendeu o chamamento de concursados. Hoje e em outras ocasiões, Gilmar Júnior cobrou, veementemente, convocações para o Hemope, ensino público, Secretaria Estadual de Educação e Polícia Penal.