Das 60 mil vagas de creches prometidas, nenhuma foi entregue pelo governo do estado, denunciou Antonio Coelho

Por Rafael Santos 06/10/2025 20:06 • Atualizado Há 4 horas
Compartilhe

“Sessenta mil vagas de creches prometidas pelo governo de Pernambuco e nenhuma entregue após quase três anos de gestão”, denunciou o deputado estadual Antonio Coelho, nesta segunda (6), em firme pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa. A fala do parlamentar fez referência ao descumprimento de promessas e à lentidão da gestão Raquel Lyra na execução de investimentos, especialmente no Programa de construção de creches.

Durante a sua fala, o parlamentar sublinhou que o cenário apresentado revela o abismo entre o discurso de campanha e a realidade enfrentada pelos pernambucanos, particularmente, pelas crianças, que seguem sem acesso à educação na primeira infância.

Conforme levantamento feito pelo deputado Antonio Coelho, o governo estadual anunciou a construção de 250 creches para entregar as vagas prometidas. Contudo, até o presente momento, nenhuma unidade foi concluída. Das mesmas 250 creches anunciadas, os dados apontam que 192 unidades estão com licitação lançada. Desse conjunto, 89 creches estão em fase de licitação, 55 ainda não têm ordem de serviço e apenas 48 contam com obras iniciadas.

“Quando criticamos a lentidão da gestão estadual, não falamos apenas de números, metas ou cronogramas. Falamos do impacto real que a ausência de ações efetivas vai ter no futuro de milhares de famílias pernambucanas, pois, é extremamente improvável que, em 2026, alguma criança faça uso de uma vaga de creche construída pelo governo do estado. Falamos das mães que precisam trabalhar e das crianças que continuam sem acesso à educação na primeira infância”, pontuou o deputado.

Antonio Coelho, em sua fala, também apontou contradições nos números e nas metas apresentadas pelo próprio governo estadual. O parlamentar fez referência ao Plano Plurianual 2024–2027 (PPA) enviado à Alepe, no qual a gestão estadual prometeu construir 240 creches, e não 250.

Além disso, o parlamentar alertou que o atual governo prometeu construir 40 creches em 2024 e outras 200 até 2027, mas não entregou nenhuma e não investiu um real sequer no programa no ano passado. E, em 2025, frisou o deputado, a história se repetiu: as 10 creches anunciadas também não saíram do papel. “Como um governo, que sequer conseguiu fazer uma só creche em três anos, vai fazer 230 em apenas um ano?”, questionou Antonio Coelho.

Segundo o parlamentar, o atual cenário não surpreende devido à ineficiência do governo Raquel Lyra, fruto do baixo índice de execução orçamentária. E o programa das creches é um dos afetados. “Do total de 1 bilhão e 164 milhões previstos para a construção das creches, apenas R$ 17 milhões foram efetivamente pagos, o que representa apenas 1,46%. É uma demonstração clara da incapacidade de gestão do atual governo”, criticou.

“Pernambuco não precisa de promessas repetidas ou de discursos produzidos, mas de obras concluídas, resultados concretos e respeito à sua população”, concluiu Antonio Coelho.

O parlamentar afirmou que seguirá fiscalizando o andamento das obras e cobrando transparência e compromisso do governo estadual com as famílias pernambucanas.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte