Em ação pioneira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ganha formato itinerante, para ampliar o diálogo com as mulheres do Estado. O primeiro destino da iniciativa será o município de Condado, na Mata Norte, na tarde desta quarta-feira (11), no Clube Municipal.
O colegiado visitará municípios de todas as macrorregiões, onde haverá audiências públicas para discutir questões relacionadas ao empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher.
“A ação tem a capacidade de descentralizar o Legislativo na perspectiva de conferir-lhe um caráter mais democrático e mais vivo entre a população feminina, historicamente afastada dos espaços de poder”, afirma Simone Santana, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe.
ITINERÁRIO
A princípio, serão visitados os municípios vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, ação anual desenvolvida pela Comissão da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado. Todo mês de março, são premiadas quatro gestões municipais (uma de cada macrorregião do Estado) que se destacam por suas ações voltadas para a mulher. No total, já existem doze prefeituras vencedoras das edições de 2014, 2015 e 2016. Os municípios que já foram contemplados são: Jaboatão dos Guararapes, Condado, Caruaru, Petrolândia, Ipojuca, Garanhuns, Barreiros, Serra Talhada, Cabrobó, Bonito, Vitória de Santo Antão e Paulista.