
A Comissão de Justiça da Alepe aprovou a indicação do advogado Virgílio de Oliveira para o cargo de administrador-geral do distrito estadual de Fernando de Noronha. O indicado pelo Governo do Estado participou, pela manhã, de uma sabatina no colegiado, em que foram abordados temas como infraestrutura, saúde e educação.
Entre as melhorias anunciadas pelo candidato a gestor estão o recapeamento da BR-363 e a pavimentação das vias de acesso às praias. Ele ainda se comprometeu com a reforma do centro cirúrgico do Hospital São Lucas, que passará a realizar procedimentos de média complexidade.
Segundo Oliveira, as ações vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e a capacidade da ilha para receber visitantes.
“A gente quer promover o crescimento turístico e, para isso, não há outra forma que não seja investindo na infraestrutura da ilha. De nada adianta promover um crescimento turístico exacerbado causando danos ambientais e prejudicando a qualidade da própria experiência turística”, disse.
Limite de visitantes
O debate ainda repercutiu um estudo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) que está sendo feito para estabelecer um novo limite de visitantes, atualmente fixado em 11 mil turistas por mês. E em outra frente, o Projeto Noronha Verde, que prevê R$ 360 milhões em investimentos para a transição da matriz energética para a energia solar.
Virgílio Oliveira, que atua como administrador interino desde maio, anunciou outras ações, como a mudança da residência de apoio aos estudantes de Noronha, no Recife, para um imóvel maior; a aquisição de cinco novos ônibus escolares e a contratação de profissionais de apoio pedagógico. “Pretendemos reformar os alojamentos para os professores na ilha, com o objetivo de atrair mais profissionais”, ressaltou.
O deputado Antônio Moraes (PP) entregou ao administrador um documento elaborado por moradores, que reclamam do crescimento desordenado de construções no período entre 2019 e 2022. Sobre esse tema, Oliveira afirmou que “está realizando um levantamento para identificar quais empreendimentos estão em condições de ser regularizados”.
Ainda durante a sabatina, foi anunciada para o dia 15 de agosto a entrega da requalificação da área de taxiamento de aeronaves no aeroporto de Fernando de Noronha. A obra da pista e a reforma do terminal devem ser finalizadas no ano que vem.
O relator do parecer pela aprovação de Virgílio de Oliveira para administrar Noronha foi o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), que preside a Comissão de Jusitça. Além de integrantes do colegiado, a sabatina teve a presença do presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, e do deputado federal Waldemar de Oliveira (Avante-PE).
À tarde, o Projeto de Resolução (PR) nº 2729/2025, que indica Oliveira como gestor do arquipélago, foi retirado da Ordem do Dia da reunião plenária.