Comissão de Justiça aprova projeto para fomentar economia da Mata Norte

Previstos para resultar em um centro de logística e em dois centros de produção de soros e de outras substâncias, os terrenos – situados à margem da BR-101 – agora devem ser destinados a novos empreendimentos para fomento da região.

Por Rafael Santos 07/06/2016 19:01 • Atualizado 07/06/2016
Compartilhe

06.07-JUSTICA-JB-140A Comissão de Justiça aprovou, nesta terça (7), um projeto de lei que tem o objetivo de fomentar a economia da Mata Norte. O PL nº 831/2016 autoriza o Estado a doar, com encargos, à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/Diper), três terrenos no município de Goiana (Mata Norte). As áreas já haviam sido cedidas a empresas do setor farmacoquímico, entre os anos de 2011 e 2013, mas não foram utilizadas dentro do prazo estabelecido no contrato de doação, que é de quatro anos.

Previstos para resultar em um centro de logística e em dois centros de produção de soros e de outras substâncias, os terrenos – situados à margem da BR-101 – agora devem ser destinados a novos empreendimentos para fomento da região. De acordo com o texto, “a proposição, que é destituída de impacto financeiro, tem o propósito de assegurar condições para o pleno desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços, da produção de energia e do agronegócio”. A AD/Diper terá o mesmo prazo de quatro anos para concluir a viabilização de novos empreendimentos nas áreas, que somam aproximadamente 250 mil metros quadrados.

Ainda nesta terça, a Comissão de Justiça aprovou o PL nº 830/2016, apesar da resistência de servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Eles compareceram à reunião ordinária do colegiado e se comprometeram a retornar nesta quarta (8) para acompanhar a tramitação da matéria em outros colegiados.

Na avaliação do Sindicato dos Servidores do Hemope (SindsHemope), o projeto resultará em perdas para a categoria. “A proposta prevê a perda de ganhos reais já adquiridos pelos servidores há cerca de 20 anos”, argumentou o servidor Edmilson Targino, vice-presidente do SindsHemope. Líder do Governo e relator do PL na Comissão, o deputado Waldemar Borges (PSB) destacou que “o mérito da matéria consiste na divisão percentual da verba advinda do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do órgão, o que poderá ser discutido nos outros colegiados”.

Em acordo com a categoria, definiu-se que a discussão será retomada e aprofundada nas Comissões de Administração Pública e de Finanças. “O projeto trata de várias categorias de diversos órgãos do Estado. Acredito que poderia haver um desmembramento das propostas para avaliarmos a situação do Hemope com mais detalhe”, sugeriu a deputada Teresa Leitão (PT). Além do Hemope, servidores do Detran-PE, do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH) e da Universidade de Pernambuco (UPE) estão contemplados nas mudanças previstas no PL nº 830/2016.

Outros oito projetos obtiveram parecer favorável da Comissão de Justiça. Dois foram retirados de pauta e um teve o pedido de vistas concedido. Quatro proposições foram distribuídas para relatoria.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte