Comissão de Educação do Senado promove duas audiências públicas sobre PNE nesta semana

Por Rafael Santos 18/08/2025 17:45 • Atualizado Há 5 dias
Compartilhe

A Comissão de Educação e Cultura do Senado (CE), presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), realizará duas audiências públicas nesta semana sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). A primeira, marcada para terça-feira (19), irá receber representantes de instituições de ensino e pesquisa. Já a audiência da quarta-feira (20) será com representantes de movimentos estudantis e coalizões de defesa da educação.

As audiências ocorrem a partir das 10h, com transmissão ao vivo. O público poderá enviar contribuições e perguntas por telefone, pelo e-Cidadania ou pelo chat da transmissão.

“Estamos ouvindo quem vive a educação todos os dias, os setores que integram a comunidade escolar. São escutas muito importantes. Afinal, o novo Plano Nacional de Educação vai definir os rumos que a educação brasileira deverá seguir nos próximos dez anos”, comentou Teresa Leitão.

PARTICIPAÇÃO

A primeira audiência da semana terá participação das presidentas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Denise Pires de Carvalho, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Marcia Angela da Silva Aguiar; Dalila Andrade Oliveira, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/PRE/CNPQ); e de Julieta Palmeira, gerente regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Para o debate de quarta-feira, 20, até o momento, foi confirmada a participação de Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); Vinicius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); e Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CAMPANHA).

Os eventos serão interativos. Os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo.

O Senado oferece declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte