Banco vermelho: Alepe instala símbolo nacional de combate ao feminicídio

Por Rafael Santos 29/09/2025 20:28 • Atualizado Há 5 horas
Compartilhe

A Alepe inaugurou, nesta segunda (29), um banco gigante na cor vermelha – símbolo nacional de mobilização contra a violência doméstica e o feminicídio – em frente ao palácio Miguel Arraes, sede do Legislativo estadual. O ato marcou o início da primeira parceria entre um parlamento estadual e o Instituto Banco Vermelho (IBV), idealizador da causa. 

Criado em 2023 pelas pernambucanas Andréa Rodrigues e Ana Paula Limongi, o IBV é uma organização suprapartidária sem fins lucrativos. A iniciativa nasceu da indignação com os altos índices de violência contra a mulher no país. O projeto consiste em instalar bancos em espaços públicos, com mensagens de impacto e dados sobre feminicídio, estimulando a reflexão da sociedade. 

Atualmente, já são mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, incluindo exemplares no Senado Federal e em Tribunais de Justiça — entre eles, o de Pernambuco.

Alerta

Durante a solenidade, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), criticou o número alarmante de feminicídios em Pernambuco. Destacou, ainda, a importância da ação no combate à violência de gênero. “A Casa mostra, através da iniciativa, que luta pela proteção, dignidade e o direito à mulher. Nós, deputados, vamos continuar unindo esforços para diminuir o número de feminicídios no estado”, afirmou.

O primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes (PSB), também ressaltou o caráter educativo da iniciativa. “Todos nós, cidadãos, devemos assumir a responsabilidade de repudiar a violência contra a mulher e incentivar a conscientização coletiva. O banco vermelho é um chamado para toda a sociedade”, assinalou.

No mesmo sentido, a presidente do IBV, Andréa Rodrigues, lembrou que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de feminicídios e chamou atenção para o cenário local. “A cada seis horas, uma mulher é assassinada no Brasil. Pernambuco, infelizmente, lidera este triste índice no Nordeste. Por isso, é muito importante que a Assembleia abrace essa causa e some esforços para diminuir os dados negativos de crimes contra a mulher”, frisou.

Além da instalação do banco, o Instituto Banco Vermelho entregou à Alepe um selo comemorativo em apoio à luta contra a violência de gênero.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte