Assembleia reverencia centenário de nascimento do empresário Paulo Petribú

Por Rafael Santos 24/10/2017 21:48 • Atualizado 24/10/2017
Compartilhe

Em 20 de outubro, foi comemorado o centenário de nascimento do empresário pernambucano e industrial do setor sucroalcooleiro Paulo Pessoa Cavalcanti de Petribú. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa promoveu uma Reunião Solene, na noite desta terça (24), por requerimento do deputado José Humberto Cavalcanti (PTB).

Nascido em 1917, Paulo assumiu a direção da Usina Petribu, localizada em Lagoa de Itaenga (Mata Norte), aos 36 anos, e a transformou numa das mais importantes do Estado. Nos últimos anos, o complexo industrial cresceu com a aquisição da Usina São José, após transação realizada com o Grupo Votorantim.

O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), coordenou o início da cerimônia e passou a presidência da mesa dos trabalhos ao deputado Henrique Queiroz (PR). “Este é o momento de fazer nossa manifestação pública de apreço ao saudoso empresário, por sua marcante trajetória no cenário da secular indústria açucareira”, pontuou Uchoa, enfatizando que “a homenagem representa o reconhecimento a um homem que tanto investiu em Pernambuco e contribuiu para o desenvolvimento do Estado”.

José Humberto Cavalcanti destacou que, ao reverenciar Paulo Petribú, a Casa homenageia todo o setor sucroalcooleiro e a indústria de Pernambuco de modo geral. “Paulo foi um empresário de sucesso no momento em que o segmento estava declinando. Com a sua garra, competência e força de trabalho, ele conseguiu crescer”, afirmou.

Jorge e Frederico Petribú, respectivamente filho e neto do homenageado, falaram durante a solenidade. “Fico muito lisonjeado e orgulhoso. Ele foi uma pessoa muito importante para a economia açucareira do Estado, trabalhou sempre com ética e honestidade e deu um exemplo de tenacidade”, elogiou Jorge, que preside o Conselho de Administração do Grupo Petribu.

“Meu avô empreendeu bastante na Zona da Mata e fez a diferença para todos os pernambucanos, gerando emprego e arrecadação tributária. Ele conseguiu, por meio das empresas que criou, modificar o panorama daquela região”, frisou Frederico, diretor-presidente do Grupo Cavalcanti Petribu.

Paulo Petribú faleceu em julho de 2007, aos 90 anos. Ainda na Reunião Solene, a poetisa Mariana Teles declamou versos em homenagem ao industrial.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte