Fundado em 1989, por um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias, o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) foi homenageado, nesta segunda (5), pela Assembleia Legislativa. Os 30 anos da organização social foram lembrados em Reunião Solene, a partir de uma solicitação do deputado Isaltino Nascimento (PSB). A cerimônia também reconheceu a atuação do coordenador de Inovação Tecnológica e ex-diretor da entidade Sebastião Alves dos Santos, que recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco.
Desde sua origem, o Serta teve como foco o reconhecimento da importância da agricultura familiar e tem como missão formar educadores e produtores familiares para atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de mais de dois mil técnicos em mais de 200 municípios brasileiros.
Em Pernambuco, a organização tem duas unidades pedagógicas: uma em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, e outra em Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado. Nas escolas, oferece curso de técnico em Agroecologia e desenvolve projetos educativos, como os de assistência técnica e extensão rural, de execução de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido e de música para crianças e adolescentes.
Natural do município de João Dias, no Rio Grande do Norte, Sebastião Alves dos Santos veio para o Recife em 1984. Graduado em Biologia, complementou os estudos com extensão em Formação de Gestores em Arranjos Produtivos, Agropecuária no Semiárido, Avicultura e Piscicultura. O homenageado ajudou a fundar o primeiro Centro de Treinamento em Agricultura Orgânica do Estado, idealizou a 1ª Mostra de Ecotecnologia para Convivência com o Semiárido e venceu o Prêmio Miguel Arraes de Alencar de Inovação Inclusiva. Ele também integra a rede mundial de empreendedores sociais.
“Cooperação, solidariedade, ética e respeito ao meio ambiente são alguns dos valores que o Serta definiu como norteadores da sua missão, que vem sendo cumprida com êxito e competência.” As palavras foram pontuadas pela deputada Teresa Leitão (PT), que presidiu a cerimônia e também ressaltou as qualidades de Sebastião Alves. “Uma existência dedicada ao desenvolvimento do Estado o credencia a receber o Título de Cidadão de Pernambuco”, salientou.
Isaltino Nascimento parabenizou o Serta e toda a sua equipe pelos 30 anos de atuação e, em especial, a Sebastião Alves. “Na sua humildade e simplicidade, leva os valores de Pernambuco para o mundo, nos ambientes técnico-científicos, nos setores da educação profissional e, sobretudo, na educação do campo e na criação de tecnologias para a convivência com a seca”, frisou.
Sebastião agradeceu o reconhecimento da Assembleia à sua história de luta em favor do Semiárido. “Recebo a homenagem com muita alegria, principalmente porque entendo que meu trabalho contribuiu para transformar a realidade dos que convivem com a seca”, enfatizou. A vice-governadora do Estado, Luciana Santos, e o grupo musical infantil Divina Sinfonia participaram da Reunião Solene.