Assembleia reconhece Serta e ex-diretor por trabalho em prol da agricultura familiar

Por Rafael Santos 06/08/2019 15:37 • Atualizado 06/08/2019
Compartilhe

Fundado em 1989, por um grupo de agricultores, técnicos e educadores que desenvolviam em comunidades rurais uma metodologia para a promoção do meio ambiente, a melhoria da propriedade e da renda e o uso de tecnologias, o  Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) foi homenageado, nesta segunda (5), pela Assembleia Legislativa. Os 30 anos da organização social foram lembrados em Reunião Solene, a partir de uma solicitação do deputado Isaltino Nascimento (PSB). A cerimônia também reconheceu a atuação do coordenador de Inovação Tecnológica e ex-diretor da entidade Sebastião Alves dos Santos, que recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco.

 

Desde sua origem, o Serta teve como foco o reconhecimento da importância da agricultura familiar e tem como missão formar educadores e produtores familiares para atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de mais de dois mil técnicos em mais de 200 municípios brasileiros.

Em Pernambuco, a organização tem duas unidades pedagógicas: uma em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, e outra em Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado. Nas escolas, oferece curso de técnico em Agroecologia e desenvolve projetos educativos, como os de assistência técnica e extensão rural, de execução de tecnologias sociais para convivência com o Semiárido e de música para crianças e adolescentes.

Natural do município de João Dias, no Rio Grande do Norte, Sebastião Alves dos Santos veio para o Recife em 1984. Graduado em Biologia, complementou os estudos com extensão em Formação de Gestores em Arranjos Produtivos, Agropecuária no Semiárido, Avicultura e Piscicultura. O homenageado ajudou a fundar o primeiro Centro de Treinamento em Agricultura Orgânica do Estado, idealizou a 1ª Mostra de Ecotecnologia para Convivência com o Semiárido e venceu o Prêmio Miguel Arraes de Alencar de Inovação Inclusiva. Ele também integra a rede mundial de empreendedores sociais.

“Cooperação, solidariedade, ética e respeito ao meio ambiente são alguns dos valores que o Serta definiu como norteadores da sua missão, que vem sendo cumprida com êxito e competência.” As palavras foram pontuadas pela deputada Teresa Leitão (PT), que presidiu a cerimônia e também ressaltou as qualidades de Sebastião Alves. “Uma existência dedicada ao desenvolvimento do Estado o credencia a receber o Título de Cidadão de Pernambuco”, salientou.

Isaltino Nascimento parabenizou o Serta e toda a sua equipe pelos 30 anos de atuação e, em especial, a Sebastião Alves. “Na sua humildade e simplicidade, leva os valores de Pernambuco para o mundo, nos ambientes técnico-científicos, nos setores da educação profissional e, sobretudo, na educação do campo e na criação de tecnologias para a convivência com a seca”, frisou.

Sebastião agradeceu o reconhecimento da Assembleia à sua história de luta em favor do Semiárido. “Recebo a homenagem com muita alegria, principalmente porque entendo que meu trabalho contribuiu para transformar a realidade dos que convivem com a seca”, enfatizou. A vice-governadora do Estado, Luciana Santos, e o grupo musical infantil Divina Sinfonia participaram da Reunião Solene.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte