Antônio Moraes repercute reclamação de caminhoneiros sobre exame toxicológico

Por Rafael Santos 28/06/2016 23:10 • Atualizado 28/06/2016
Compartilhe

05.23-ANTONIO-MORAES-RS-5Em discurso na Reunião Plenária desta terça (28), o deputado Antônio Moraes (PSDB) se solidarizou com os caminhoneiros do Estado, que vêm reclamando de uma nova exigência nacional para obter ou para renovar a carteira de habilitação: o exame toxicológico. Segundo o parlamentar, o custo elevado – cerca de R$300 – e a dificuldade em encontrar especialistas para a realização do procedimento em algumas regiões têm complicado o cumprimento da regra pelos motoristas.

“Vamos encaminhar pedido ao Ministério das Cidades, que coordena o Departamento Nacional de Trânsito, solicitando a revisão da exigência”, anunciou o parlamentar. “Além do custo, não é em todo lugar que você encontra médico com capacitação para fazer o exame, o que cria uma dificuldade enorme para os profissionais que transportam cargas”, disse, embora reconheça a importância da iniciativa.

Determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e válido para todo o território nacional, o teste passou a ser obrigatório em março deste ano para motoristas que querem tirar ou renovar a habilitação nas categorias C, D e E. O exame serve para detectar se o condutor fez uso de alguma droga no período de 90 dias antes da retirada da amostra de sangue.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte