Em discurso no Pequeno Expediente desta terça (14), o deputado Antônio Moraes (PP) falou sobre a infestação de moscas-de-estábulo verificada na zona rural do município de Barra de Guabiraba (Agreste Central). O parlamentar, que visitou a região em outubro, solicitou mais rigor na fiscalização ambiental e anunciou que apresentará projeto de lei para regular o uso de um tipo de adubo orgânico responsável por atrair a praga.
Segundo Moraes, a mosca-de-estábulo se alimenta do sangue de animais, levando muitos deles a óbito. “Durante visita a propriedades rurais do município, verificamos o armazenamento incorreto do adubo do tipo cama de frango, que precisa estar coberto por lona e distante de pontos de água”, explicou, pedindo atenção das autoridades. “Medidas de orientação são insuficientes. A gravidade do problema exige uma fiscalização maior”, defendeu.
Ainda de acordo com o deputado, a proposta que ele apresentará, em fevereiro do próximo ano, visa proibir o uso desse adubo nos três meses de maior umidade na região.