Alepe promove debate sobre direitos de pessoas com epidermólise bolhosa

Enfermidade ganhou evidência com o menino Guilherme Gandra, que sofre da doença, e participará da audiência pública

Por Rafael Santos 15/12/2023 09:09 • Atualizado 15/12/2023
Compartilhe

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove na próxima quarta-feira (20) uma audiência pública sobre “A Proteção e os Direitos da Pessoa com Epidermólise Bolhosa nos Estabelecimentos Educacionais e de Saúde do Estado”.

O debate será realizado às 9 horas no auditório Sérgio Guerra, prédio sede da Alepe na Rua da União, 397. A audiência pública contará com as participações de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, do Ministério Público, da Associação de Epidermólise Bolhosa do Estado e da OAB-PE.

O pequeno Guilherme Gandra, de 8 anos, e sua família participarão do debate. Portador da enfermidade, o “menino Gui”, como ficou conhecido, deu evidência à doença ao viralizar em um vídeo que registra seu encontro com a mãe, após 16 dias de coma em um hospital no Rio de Janeiro.

A audiência pública é uma iniciativa do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, deputado João Paulo Costa (PCdoB), e tem como objetivo conhecer a realidade de quem convive com a epidermólise bolhosa e discutir formas de aprimorar a legislação para garantir uma melhor qualidade de vida aos portadores da doença e suas famílias.

“Estima-se que cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo tenham a doença. No Brasil, a partir de dados levantados pela Associação DEBRA, há mais de 800 pessoas diagnosticadas com a enfermidade. Cuidar de uma pessoa com epidermólise bolhosa é praticamente inviável para uma família humilde, sem uma rede de apoio e políticas públicas voltadas às pessoas com doenças raras”, justifica o deputado João Paulo Costa.

A epidermólise bolhosa é uma doença genética rara que fragiliza a pele, provocando feridas e bolhas ao menor atrito devido à falta de adesão entre as células da epiderme, a camada mais superficial da pele. A doença e causada por uma alteração da proteína responsável pela ligação dessas camadas.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte