
A noite da última quarta-feira (23), foi marcada pela entrega da 12 ed. do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, que é concedido pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres. A premiação reconhece e prestigia as administrações municipais que mais se destacam no desenvolvimento de políticas públicas afirmativas voltadas para a superação de desigualdades de gênero e para o fortalecimento dos direitos das mulheres em nossa sociedade. O evento foi presidido pela deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, e também contou com a participação dos deputados Luciano Duque (Solidariedade), Henrique Filho (PP), Édson Vieira (União) e do deputado licenciado e atual secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho (PSB).
Quatro municípios foram os vencedores, escolhidos de acordo com as categorias definidas pelo número de habitantes de cada cidade. Assim, foram premiados os municípios de Quixaba, no sertão, do prefeito José Pereira Nunes (Avante), na categoria de até 25 mil habitantes. Já a a cidade de Timbauba, na mata norte, do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), foi a vencedora para a categoria de 25 a 50 mil habitantes — devido a um choque de agendas, o prefeito foi representado pela vice Arleide Guerra (PT). Pesqueira, no agreste, venceu entre as cidades com 50 a 100 mil habitantes e a prefeita em exercício Cilene Martins (PT) recebeu a premiação. Já a cidade de Vitória de Santo Antão, na zona da mata, do prefeito Paulo Roberto (MDB) foi a escolhida na categoria para os municípios com mais de 100 mil habitantes.
“Esse é um prêmio que existe há mais de uma década e é um gesto que simboliza o reconhecimento do legislativo pernambucano pelo compromisso dessas administrações no resgate de um atraso histórico nas desigualdades entre homens e mulheres. São prefeitos e prefeitas empenhados e que desenvolvem e implementam políticas públicas para que as mulheres vítimas de violência não se sintam sozinhas e abandonadas e, desta maneira, promovem o debate e ações pela conscientização em favor de políticas pela afirmação dos direitos das mulheres”, celebrou a Delegada Gleide Ângelo no encerramento da solene.