A governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (17), o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar-PE), uma iniciativa inédita que garante o maior investimento da história do Estado em segurança hídrica para a população do campo. O programa contará com R$ 600 milhões em recursos, viabilizados por meio de uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, e vai beneficiar dois milhões de pernambucanos em 105 municípios.

“O Prosar vem somar forças ao programa Águas de Pernambuco. Já temos garantidos mais de R$ 6 bilhões de investimentos em execução em todo o Estado, como na Adutora do Agreste, em barragens e em obras de saneamento rural. Esse novo recurso vai levar água a quem nunca teve acesso, beneficiando moradores da zona rural e de comunidades dispersas. São mais de 7.500 comunidades mapeadas pelo Governo, cada uma com soluções e estratégias próprias para garantir o direito básico de ter água na torneira e tomar banho de chuveiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O programa chega como resposta a uma realidade histórica de desigualdade no acesso à água em Pernambuco, o Estado com menor disponibilidade hídrica per capita do Brasil. Além disso, ele também prevê o aumento da capacidade do estado para alcançar o acesso universal ao saneamento.
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou a dimensão do programa e explicou que ele será implantado ao longo dos próximos sete anos. “Esse trabalho começou desde a criação do Águas de Pernambuco. Já entregamos mais de 30 sistemas rurais, beneficiando comunidades onde quase duas mil pessoas passaram a ter um abastecimento melhor. Agora, com o Prosar, o programa ganha uma nova dimensão. Para isso, estamos ampliando o programa de dessalinização, hoje o maior do Brasil. Passaremos de 300 para 700 sistemas e instalaremos 600 novos poços”, disse o titular da pasta.
A diretora do Banco Mundial para o Brasil, Cecile Fruman, afirmou que este é o primeiro projeto da instituição no país totalmente dedicado a levar água à zona rural. “O projeto também vai fortalecer a sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água rural. Esperamos que essa iniciativa traga empregos, qualidade de vida, inclusão social, redução da pobreza e benefícios para o meio ambiente”, afirmou a gestora.

O Prosar também prevê investimentos em gestão hídrica por meio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). “A gestão, que visa sobretudo a segurança hídrica, é fundamental. Como no monitoramento dos reservatórios e da precipitação no Estado, para um planejamento adequado, além de estudos específicos, como águas subterrâneas, e um plano de convivência com a seca, que é uma realidade em nosso Estado”, frisou a presidente da Apac, Suzana Montenegro.
Representando os municípios, o prefeito de Palmares, Júnior de Beto, ressaltou que o programa representa um marco histórico. “Antes, com muito esforço, a gente precisava furar poços através do IPA, mas não era água potável. Com este novo programa, o ganho vai além. Agora, vamos entregar água potável e saneamento básico”, celebrou o prefeito. Na mesma linha, o deputado estadual Claudiano Filho celebrou os novos investimentos. “Conhecemos a dificuldade que o povo sertanejo enfrenta para conseguir água. O Governo do Estado tem trabalhado dia e noite para fortalecer e fazer Pernambuco crescer a cada dia”, afirmou.
Também participaram da agenda os secretários estaduais Manuca (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Juliana Gouveia (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Érika Lacet (Controladoria-Geral do Estado); os prefeitos Carol Jordão (Ribeirão), Dona Graça (Catende), Dr. Elton Martins (Águas Belas), Éder Waltter (Vicência), Elias Meu Fii (Pombos), Fátima Borba (Cortês), Irmão Aluízio (Tracunhaém), Saulo Maruim (Brejão), Severino Silvestre (Passira) e Simão Costa (Alagoinha); além das vice-prefeitas Deyse Silva (Caruaru) e Arleide Guerra (Timbaúba). Também acompanharam os diretores-presidentes dos órgãos estaduais Douglas Nóbrega (Compesa), João Baltar Freire (Cepe) e Carlos Porto (Arpe).