Reconhecimento Nacional. A prefeita de Glória do Goitá, Mata Norte de Pernambuco, AdrianaPaes (PSD), recebeu nesta quarta-feira (12), em Brasília, o Prêmio Prefeita Amiga da Criança referente à gestão 2021-2024, da Fundação Abrinq. Outros os 99 gestores municipais também receberão o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.
Também marcaram presença na solenidade o vereador e líder do governo municipal Rodrigo Martins (PSB), a secretária de Planejamento Joelma Farias, a coordenadora da Mulher Luiza Nery, o secretário adjunto de Saúde Renato Lemos e Manuela Laurentino, diretora de Planejamento.
A gestão Adriana Paes vêm fazendo uma administração exitosa em todas as áreas. Vale lembrar que Glória do Goitá é um município aprovado com o Selo Unicef, no primeiro mandato da prefeita Adriana Paes, 2017-2020. A Capital do Mamulengo concorrer mais uma vez ao Selo Unicef Edição 2021-2024.
A premiação faz parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, que foi criado em 1996, e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.
O foco do programa é apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece subsídios técnicos, recomendações e promove seminários que possibilitam o diálogo e a troca de experiências.
Nesta sétima edição, correspondente à gestão 2021-2024, o reconhecimento será concedido aos 100 prefeitos dos 1.376 que se inscreveram e que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios. No total, são 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, 8 do Norte e 2 da região Centro-Oeste. Além disso, até cinco municípios, um de cada região do país, cujos gestores superaram as expectativas nos resultados alcançados, serão reconhecidos como Destaques Nacionais.
Entre as responsabilidades de cada gestão durante a edição, estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros.