Vândalos invadem sala de máquinas e quase abrem comporta da Barragem de Lagoa do Carro

Por Rafael Santos 06/08/2025 12:46 • Atualizado Há 4 horas
Compartilhe

Um vídeo divulgado, por um trabalhador que opera na Barragem de Lagoa do Carro, nesta quarta (6), mostra os danos causados por vândalos nos equipamentos, que, segundo ele, invadiram o local e furtaram equipamentos. O funcionário pede providências às autoridades, alertando para o risco de um desastre.

O vídeo mostra o cadeado arrombado e o maquinário quebrado, com partes faltando, o que o trabalhador afirma serem as peças roubadas. Ele informa que os criminosos também tentaram abrir uma das comportas, sem sucesso. O morador alerta que, caso consigam abrir as comportas, as cidades de Recife, São Lourenço da Mata e Paudalho podem ser submersas.

A barragem, segundo o relato, tem pouca segurança e cuidados. O funcionário faz um apelo à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e ao poder público para que olhem pela barragem, que ele chama de “bomba-tônica”.

A situação preocupa os moradores locais e os de outras cidades da região, que temem um desastre natural causado pela falta de segurança e de manutenção no local.

Localizada no município de Lagoa do Carro, a barragem conhecida como Barragem de Carpina, foi construída no ano de 1978, e possui reservatório com capacidade de acumulação de 270 milhões de metros cúbicos, duas comportas com capacidade de vazão total de 300m3/segundo e faz parte do
sistema de contenção de cheias da Região Metropolitana do Recife (RMR). De fato, a barragem foi construída para fins de contenção de cheias do Rio Capibaribe.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte