
Um vídeo divulgado, por um trabalhador que opera na Barragem de Lagoa do Carro, nesta quarta (6), mostra os danos causados por vândalos nos equipamentos, que, segundo ele, invadiram o local e furtaram equipamentos. O funcionário pede providências às autoridades, alertando para o risco de um desastre.
O vídeo mostra o cadeado arrombado e o maquinário quebrado, com partes faltando, o que o trabalhador afirma serem as peças roubadas. Ele informa que os criminosos também tentaram abrir uma das comportas, sem sucesso. O morador alerta que, caso consigam abrir as comportas, as cidades de Recife, São Lourenço da Mata e Paudalho podem ser submersas.
A barragem, segundo o relato, tem pouca segurança e cuidados. O funcionário faz um apelo à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e ao poder público para que olhem pela barragem, que ele chama de “bomba-tônica”.
A situação preocupa os moradores locais e os de outras cidades da região, que temem um desastre natural causado pela falta de segurança e de manutenção no local.
Localizada no município de Lagoa do Carro, a barragem conhecida como Barragem de Carpina, foi construída no ano de 1978, e possui reservatório com capacidade de acumulação de 270 milhões de metros cúbicos, duas comportas com capacidade de vazão total de 300m3/segundo e faz parte do
sistema de contenção de cheias da Região Metropolitana do Recife (RMR). De fato, a barragem foi construída para fins de contenção de cheias do Rio Capibaribe.