
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, realizou a primeira apreensão de fentanil em Pernambuco. Uma mulher de 20 anos, desempregada e natural de Paudalho, foi presa em flagrante no bairro do Janga, em Paulista. A operação foi resultado de uma investigação sobre o tráfico interestadual de entorpecentes.
Segundo as autoridades, a suspeita foi detida com cerca de 20 frascos de fentanil, além de uma quantidade considerável de ácido bórico e éter, insumos químicos que são utilizados na preparação de cocaína.
O fentanil é um opioide sintético 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína. A substância, que é legalmente usada como anestésico e para alívio de dores intensas, tem causado diversas mortes, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá.
Quando usado de forma recreativa, o fentanil pode ser letal. Ele atua no cérebro liberando dopamina, o que anula a dor e provoca uma sensação de prazer e calma. No entanto, a droga também pode fazer com que a pessoa pare de respirar, levando à morte. A suspeita é de que o fentanil estava sendo traficado para intensificar os efeitos de drogas como ecstasy e cocaína.

A mulher foi autuada por tráfico interestadual de drogas, crime com pena de 5 a 10 anos de reclusão. O aparelho celular dela foi apreendido e pode ajudar a identificar outros envolvidos. Após os procedimentos de praxe, a suspeita foi levada para audiência de custódia.