
A Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações, na manhã desta quinta-feira (25), em Pernambuco, visando combater crimes de abuso sexual infantil. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER/PE), cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife e Timbaúba.
O foco das investigações é o combate aos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. A PF apreendeu computadores, notebooks, celulares e mídias com potencial de armazenamento de conteúdos ilícitos.
Os dois inquéritos policiais tiveram início em 2024. Após a perícia no material apreendido, os investigados poderão responder por crimes cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão.
A Polícia Federal ressaltou ainda que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” em alguns artigos, a nomenclatura mais adequada é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual”, para dar a devida dimensão da violência infligida às vítimas.