
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quinta-feira (3), a 36ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada Ovos de Ouro. A ação, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e presidida pela Delegada Vanessa Bastos, Adjunta do Grupo de Operações Especiais (GOE) do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início em outubro de 2023. Nesta quinta-feira, estão sendo cumpridos simultaneamente 09 Mandados de Prisão, 14 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e Ordens Judiciais de Bloqueio de Ativos Financeiros, todos expedidos pela 9ª Vara Criminal da Capital.
Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades, abrangendo os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Amazonas, e Alagoas. Em Pernambuco, as ações ocorrem em Recife, Timbaúba, Caruaru e Chã Grande. Os demais mandados estão sendo cumpridos em Parnamirim/RN, Manaus/AM, e Arapiraca/AL.
Um efetivo de 60 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, está sendo empregado na execução da operação. As investigações contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL), do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD) e do Setor de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (SEINT PRF). Além disso, a operação conta com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE) e das Polícias Civis dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.
O nome da operação, “Ovos de Ouro”, faz referência ao envolvimento de uma empresa agropecuária na prática de lavagem de dinheiro, um dos focos da investigação.
