
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã de hoje (11) a Operação Cátedra, focada no combate à corrupção, crimes licitatórios, associação criminosa e lavagem de dinheiro em uma entidade federal de ensino.
A operação cumpre 12 (doze) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco. Aproximadamente 60 policiais federais estão envolvidos na ação.
Os mandados foram cumpridos simultaneamente em oito municípios pernambucanos: Abreu e Lima, Barreiros, Bezerros, Escada, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.
As investigações apontaram vícios em processos licitatórios destinados à aquisição de gêneros alimentícios promovidos pela autarquia federal de ensino. Entre as irregularidades constatadas, estão: Indícios de contrafação de documentos, vínculos entre concorrentes nas licitações e Repasses de valores de fornecedores para servidores da autarquia, mediante o uso de conta de “laranja”.
O desvio de verbas destinadas à alimentação escolar é considerado grave, pois impacta diretamente a garantia de uma nutrição adequada aos estudantes, comprometendo seu bem-estar, permanência e desempenho acadêmico.
Diante dos resultados das diligências, apura-se a prática dos seguintes crimes: Frustração ao caráter competitivo da licitação, fraude ao processo licitatório, corrupção ativa e passiva e associação criminosa e lavagem de dinheiro.
As penas máximas para esses crimes, em caso de condenação, podem chegar a 50 anos de reclusão.



