PCPE intensifica ações do Agosto Lilás/ Operação Shamar

Nesta terça-feira (5), as ações aconteceram em Serra Talhada.

Por Rafael Santos 05/08/2025 15:52 • Atualizado Há 11 horas
Compartilhe

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL/DIRESP), segue com uma programação intensa e descentralizada durante o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesta terça-feira (5/08), as ações da Operação Shamar 2025 chegaram ao município de Serra Talhada, no Sertão do Estado, com uma série de atividades voltadas à prevenção, acolhimento, orientação e capacitação.

A Operação Shamar é uma iniciativa de alcance nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com ações realizadas entre os dias 1º de agosto e 4 de setembro, em alusão ao Agosto Lilás e ao aniversário da Lei Maria da Penha. O objetivo é ampliar o enfrentamento à violência de gênero e prevenir casos de feminicídio por meio de ações educativas, preventivas e repressivas.

Ações realizadas em Serra Talhada:

Nesta terça-feira (5), a operação em Serra Talhada promoveu simultaneamente diversas atividades, focando em atendimento, capacitação profissional e serviços de cidadania.

– Orientação sobre direitos e Atendimento às Mulheres: A Unidade Móvel do DPMUL está oferecendo serviços de orientação sobre direitos e medidas de proteção , registro de Boletins de Ocorrência e emissão de Medidas Protetivas de Urgência, atendendo a população na Rua Manoel Antônio de Souza, no bairro Tancredo Neves, próximo à Escola Methódio do Godoy Lima.

– Qualificação Profissional: Policiais civis da 21ª Delegacia Seccional de Polícia (DESEC) estão participando de uma Oficina de Práticas Policiais de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A capacitação, realizada no Auditório da OAB, visa aprimorar o acolhimento e atendimento às vítimas, fortalecer a atuação em rede, reduzir a subnotificação, a reincidência criminal e a ocorrência de feminicídios.

– Palestras Educativas: Policiais do Núcleo de Prevenção e Repressão à Violência contra a Mulher (NUPREM) do DPMUL estão ministrando palestras para estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio Methódio do Godoy Lima.

– Serviços de Cidadania e Saúde: Em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril e o GPAC/SDS, estão sendo oferecidos serviços essenciais, como a emissão de carteiras de identidade (RG) e segundas vias de registros. Além disso, as advogadas do Grupo Mulheres do Brasil estão prestando orientações sobre os direitos da mulher e são oferecidos serviços de orientação sobre saúde e testagem rápida.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte