
A Secretaria de Defesa Social divulgou, nesta segunda (11), o balanço da Operação Nordeste Integrado, que foi deflagrada na última quinta-feira (7). A ação, que reuniu as forças de segurança de Pernambuco e Paraíba, teve como objetivo principal o combate ao crime organizado e a intensificação do patrulhamento em regiões de divisa, com foco especial nos municípios de Goiana e Itambé.
A operação mobilizou um efetivo conjunto de policiais militares, civis, bombeiros militares e agentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) dos dois estados. A ação foi dividida em duas fases estratégicas: na primeira, as equipes se dedicaram ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão. Na segunda fase, um grande lançamento de efetivo ocorreu na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Itambé-PE, que faz divisa com Pedras de Fogo-PB. O objetivo foi reforçar a segurança com patrulhamento ostensivo, abordagens e pontos de bloqueio em áreas consideradas mais sensíveis.
No primeiro dia da Operação Nordeste Integrado, a produtividade foi expressiva, refletindo o sucesso da ação. As forças de segurança apreenderam duas armas de fogo, sendo um revólver calibre .38 e uma pistola calibre .40, além de 21 munições. Também foram apreendidas porções de crack e maconha, quatro aparelhos celulares e R$ 80,00 em dinheiro. Uma motocicleta com queixa de roubo foi recuperada e devolvida.
A operação resultou em três prisões em flagrante, além do cumprimento de dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão (um deles de um adolescente). Os resultados demonstram a eficácia da colaboração entre os estados para enfrentar a criminalidade e garantir mais segurança à população das regiões de divisa.