
Uma ação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Polícia Civil de Pernambuco, chamada “Operação Igarassu”, foi deflagrada nesta quinta-feira, 7 de agosto, para desarticular um grupo criminoso responsável por mais de 30 crimes de extorsão no Distrito Federal.
A operação, coordenada pelo Delegado Dr. Victor Dan de Alencar Alves, cumpre 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão no estado de Pernambuco. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal do Distrito Federal contra os investigados e os beneficiários dos valores obtidos de forma ilícita.
As investigações da PCDF revelaram que o grupo utilizava sites e aplicativos de relacionamento, onde se passavam por mulheres para atrair e enganar as vítimas. Após obterem os números de telefone, os criminosos davam início às extorsões, ameaçando as vítimas e alegando serem membros de uma facção criminosa do DF. Eles exigiam o pagamento de altos valores para que as vítimas não sofressem represálias violentas.
A apuração indicou que os criminosos atuavam a partir de Pernambuco, com alguns dos envolvidos sendo identificados como internos do sistema prisional do estado.
Até o momento, a polícia identificou mais de 30 vítimas no Distrito Federal, com um prejuízo financeiro estimado em mais de R$ 100 mil. A Operação Igarassu reforça a integração das polícias civis no combate à criminalidade interestadual e ao uso da internet para a prática de crimes graves. Os alvos estão sendo levados para o Departamento de Polícia e Repressão ao Patrimônio (Depatri).