
Uma operação de fiscalização ambiental, denominada Vasconcelos Sobrinho, realizada pelo CIPOMA, resultou na apreensão de 12 aves silvestres e na condução de sete pessoas à delegacia de Goiana, neste sábado (17). A ação, que visava coibir o tráfico ilegal de aves silvestres, ocorreu no Loteamento Francisco Norberto, em Aliança, e no bairro Bela Vista II, em Goiana.
Durante a fiscalização, os policiais flagraram os sete indivíduos na posse ilegal das aves, que incluíam papa-capins, sibitos, tisiu, galos de campina, canários e um caboclinho. Nenhum dos envolvidos apresentou as licenças ambientais exigidas, infringindo o Art. 29, inciso III, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Os detidos não sofreram qualquer tipo de violência física ou psicológica e não foi necessário o uso de algemas. Eles foram conduzidos, juntamente com as aves apreendidas, à Delegacia de Polícia de Goiana para que a Polícia Judiciária adote as medidas cabíveis. Ao todo, foram apreendidos dois papa-capins, um sibito, dois tisius, dois galos de campina, dois canários, um caboclinho e um sabiá.