Secretaria da Mulher lança campanha de combate a Violência contra as mulheres Trans, Travestis, Lésbicas e Bissexuais

Por Rafael Santos 19/07/2021 14:47 • Atualizado 19/07/2021
Compartilhe

Sim ao Respeito. Não à Violência contra as mulheres Trans, Travestis, Lésbicas e Bissexuais. Esse é o tema da campanha lançada, nesta segunda-feira (19), pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) para sensibilizar a sociedade ao enfrentamento da violência contra as mulheres pela sua identidade de gênero e orientação afetiva e sexual.

A campanha traz a foto de três mulheres reais representantes da diversidade: Marta Souza, Joelma Silva e Rosilene Rocha. O texto do cartaz chama a atenção ao respeito e à importância da denuncia dos casos de violação a direitos de mulheres trans, travestis, lésbicas e bissexuais através da Ouvidoria da Secretaria da Mulher: 0800-281-81-87 – ligação gratuita e atendimento 24h.
  
A campanha conta com 15 mil materiais informativos e mídia digital que serão trabalhados na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. Na manhã dessa segunda-feira (15/7), 2.626 cartazes estão sendo afixados nos ônibus do Consórcio Grande Recife e nas 36 estações do metrô do Recife e VLTs -Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Cerca de 200 multiplicadoras farão a afixação dos cartazes nos principais equipamentos públicos do Estado e dos municípios, a exemplo do Expresso Cidadão, Centros de Referência, Delegacias, Secretarias de Governo e Secretarias e Coordenadorias de Mulheres do município, Centros Especializados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

Para fortalecer a campanha, na última terça-feira (13/7), foi realizada a Capacitação Dialogando o Enfrentamento à Lesbofobia, Bifobia e Transfobia com as multiplicadoras e multiplicadores, entre as teleatendentes da Ouvidoria da Mulher da SecMulher-PE (0800-2818187), coordenadoras regionais, coordenadoras e secretárias municipais, representantes de ONGs, servidoras e servidores do Estado e de municípios. Essa é uma das ações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Violência LGBTFóbica, criado no mês passado, para fortalecer o segmento. O comitê conta com as secretarias estaduais da Mulher; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Saúde; e Educação e Esportes; Coordenadoria LGBT de Pernambuco; Secretaria da Mulher do Recife; Centro de Referência Clarice Lispector; Saúde da População LGBT de Jaboatão; SDS – GT Racismo da Polícia Civil; Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT; Gerencia da Livre Orientação Sexual; Centro de Combate a Homofobia; Secretaria de Saúde do Recife; Coordenação Estadual de Saúde LGBT, entre outros órgãos.

A vice-governadora, Luciana Santos, explica que a violência contra os crimes LGBTFóbicos vêm aumentando e chegou a hora de dá um basta nisso e essa campanha vem trazer a consciência de que não é aceitável um preconceito dessa natureza em pleno século XXI. “E isso é um compromisso do governador Paulo Câmara que não admitimos crimes de ódio nem de qualquer natureza no Estado de Pernambuco”, revela.
 
Marta Souza fala que essa é uma campanha para socializar de forma natural o que é natural do ser humano. “E quando a Secretaria Estadual da Mulher se propõe a isso ajuda a construirmos uma sociedade mais justa para todas nós e, principalmente, para nós mulheres, lésbicas trans e bissexuais que se sentem representadas e acolhidas para denunciar cada vez mais esses crimes. 

A secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, explica que a campanha abrange todas as mulheres Cis, trans, lésbicas, travestis e bissexuais. “A ideia é que a gente promova, a cima de qualquer coisa, o respeito a diversidade das mulheres. “Os cartazes serão colocados em locais com maior circulação de pessoas, ônibus, VLTs e equipamentos públicos. Lembrando que a Ouvidoria da Mulher atende as denúncias e faz os encaminhamentos e também presta demais informações de interesse das mulheres”, conclui.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte