Foi divulgado pelo Ministério do Turismo o novo mapa do turismo brasileiro. Neste ano, Pernambuco conta 76 cidades com vocação turística, distribuídos em 13 regiões de desenvolvimento.
Nos últimos dois anos, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, atuou diretamente com os representantes das cidades que já participavam do mapa 2017 e outros municípios não inseridos, a fim de informar as necessidades para serem incluídos no mapa, além de promover ações de sensibilização ao longo do ano. “Realizamos encontros para auxiliar os municípios na implementação e inserção deles no novo mapa brasileiro, pois esse foi um dos compromissos assumidos junto ao Ministério do Turismo na adesão ao Programa de Regionalização”, explica o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Foi realizado durante o mês de abril, o III Encontro de Municípios das Regiões Turísticas do Estado de Pernambuco, no Centro de Convenções, onde foi debatido a importância da inserção ao mapa para todos os municípios do Estado. “A entrada de novos municípios se deve aos esforços realizados pela Empetur, no que diz respeito a participação no Mapa do Turismo. É de suma importância a participação dos destinos.
Realizamos atividades e tiramos todas as dúvidas, somos um elo entre às cidades e o Ministério do Turismo”, comentou a diretora de Estruturação do Turismo da Empetur, Caroline Marques.
Entre os critérios necessários para inserção no Mapa do Turismo estão a destinação anual de recursos orçamentários para o setor, a constituição ou reativação dos conselhos de turismo municipais, ter no mínimo um equipamento formalizado no Cadastur, e comprovar que está em uma instância de governança.
Entre os benefícios do Mapa do Turismo está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ela subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
Confira as regiões de Pernambuco no Mapa do Turismo Brasileiro:
• CANGAÇO E LAMPIÃO: Flores, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo;
• COSTA NÁUTICA COROA DO AVIÃO: Abreu e Lima, Goiana, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Paulista;
• ENCANTOS DO AGRESTE: Agrestina, Altinho, Cupira, Panelas, São Joaquim do Monte;
• ENGENHOS E MARACATUS: Aliança, Camaragibe, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, São Lourenço da Mata, Tracunhaém, Timbaúba e Vicência;
• FÉ E ARTE: Arcoverde, Águas Belas, Belo Jardim, Bom Conselho, Buíque, Ibimirim, Paranatama, Pedra, Pesqueira;
• HISTÓRIA E MAR: Cabo de Santo Agostinho, Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife e Olinda;
• HISTÓRICA, DOS ARRECIFES E MANGUEZAIS: Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré;
• ILHAS E LAGOS DO SÃO FRANCISCO: Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu;
• MODA E ECOTURISMO: Jataúba, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Toritama;
• SERRAS E ARTES DE PERNAMBUCO: Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Gravatá, Moreno, Sairé;
- ÁGUAS DA MATA SUL: São Benedito do Sul e Quipapá;
- ÁGUAS E VINHOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO: Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista;
- TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA: Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Itapetim, São José do Egito, Tabira;