O Sport Club do Recife obteve o Certificado de Clube Formador (CCF). Trata-se de um atestado concedido pela CBF, que reconhece as diretrizes traçadas e colocadas em prática pelo Clube para o desenvolvimento esportivo e formação social dos atletas das categorias de base.
A obtenção deste selo, aliás, inclui o Sport em um seleto grupo de times no Brasil que possuem o CCF e resguarda o Clube jurídica e financeiramente, uma vez que assegurará direitos previstos em lei enquanto time atuante na formação dos jogadores.
“O CCF é o reflexo e o reconhecimento do que vem sendo feito na base desde o início do ano passado, com investimentos estruturais, como a reforma no alojamento, que trouxe mais comodidade e bem-estar para os atletas, além de um investimento em mão de obra, com profissionais de ponta”, destacou o presidente do Sport, Yuri Romão.
“Foi um investimento alto para que as exigências, que são grandes, fossem alcançadas para recuperarmos o certificado”, acrescentou Yuri Romão.
Ao longo dos últimos meses, o Sport realizou expressiva melhoria de infraestrutura nas dependências do CT José de Andrade Médicis, a fim de promover maior conforto aos jovens jogadores, além de investimento no corpo de profissionais à disposição dos atletas.
Paralelamente a isso, o Clube implementou cargos até então inéditos no departamento de futebol de base, com a chegada de um executivo profissional para o setor, Rafael Fernandes, um coordenador de captação, Lucas Nóbrega, e larga estruturação do núcleo de saúde.
“O certificado dá ao Sport uma chancela a nível nacional que o coloca de forma reconhecida perante o mercado, seja clubes, empresários e familiares de atletas. E traz uma segurança jurídica ao Clube, que passa a estar resguardado quanto à amarração dos vínculos dos atletas menores de 16 anos com um contrato de desenvolvimento profissional”, pontuou João Marcelo, coordenador geral da base.
No ano passado, o investimento do Sport no departamento de futebol de base foi de aproximadamente R$ 3,4 milhões – um recorde no Clube. Para 2023, por sua vez, a previsão é de que este orçamento seja ainda maior: cerca de R$ 4 milhões.
“Esse acréscimo previsto para este ano é um incremento significativo e um reconhecimento que o Clube entende a base da pavimentação do futuro do Sport. Isto é: o investimento no desenvolvimento e formação de atletas é o que vai elevar o patamar do Sport”, concluiu o coordenador geral da base.
Foto: Rodrigo Ferreira/CBF. Texto: Site do Sport Club do Recife.