Na Arena de Pernambuco, o Retrô confirmou o favoritismo depositado antes da bola rolar e venceu o Salgueiro por 3 a 1. É a segunda final consecutiva da Fênix no Estadual que, na temporada anterior, ficou com o vice-campeonato do torneio, após derrota para o Náutico nas penalidades. Com um elenco ainda mais encorpado, o título é o grande objetivo da equipe de Camaragibe. Agora, as finais acontecerão entre os dias 15 e 22 de abril. Retrô será mandante no primeiro jogo diante do Sport, confronto que será em 180 minutos e decide o campeão pernambucano de 2023.
OS GOLS
Aos 19 minutos, após muita pressão do Retrô, em uma das descidas da Fênix, a bola sobrou para Radsley. O camisa 10 do time de Camaragibe fuzilou para o gol de Éverton, colocando o time da casa na frente do placar. Segundos depois, em jogada de velocidade, Gabriel Fonseca foi derrubado por Guilherme Paraíba e Gilberto Castro Júnior marcou pênalti. Na cobrança, Odilávio perdeu na boa defesa de Jean. Porém, o árbitro mandou voltar, pois viu um braço de Guilherme Paraíba. O árbitro ia expulsar o zagueiro, mas com a revisão do VAR desistiu da expulsão. No novo penal, Anderson Recife converteu e deu ao Salgueiro, a igualdade no placar.
Para voltar à frente no placar, o Retrô contou com os atletas que vieram do banco de reservas. Depois de um bom lançamento de Albano, a zaga do Salgueiro tentou cortar com Wesley, mas a bola sobrou para Luisinho. O camisa 28 chutou forte, não dando chances para Everton. Para fechar a conta, o atacante Matheus Serafim. O camisa 25 recebeu a bola da linha defensiva, venceu Hebert na velocidade e marcou o terceiro gol do Retrô na partida.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Retrô 3
Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e João Victor; Jonas (Albano), Ratinho e Radsley Alencar); Gustavo Ermel (Matheus Serafim), Giva (Júnior Fialho) e Wilian (Luisinho). Técnico: Dico Woolley.
Salgueiro 1
Everton; Gabriel Fonseca (Pedro Gustavo), Léo Ceará, Wesley e Anderson Recife; Hebert, Gaspar (Tony) e Pedro Talisca (Bartô); Palominha (Ferrugem), Robinho e Odilávio (Juan Kelsen). Técnico: Marcos Tamandaré.
Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Arbitragem: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Karla Santana e Marcos Felipe. Quarto Árbitro: Paulo Belence. VAR: José Woshington. Assistente do VAR: Clóvis Amaral.
Gols: Radsley, aos 19 minutos do 1T, Luisinho, aos 28 minutos do 2T e Matheus Serafim, aos 41 minutos do 2T (RET). Anderson Recife (SAL), aos 30 minutos do 1T (SAL).
Cartões amarelos: Guilherme Paraíba e Júnior Fialho (RET); Everton, Wesley e Anderson Recife (SAL).
Público: 1.881 torcedores. Renda: R$ 9.390,00.
Foto: Divulgação/Retrô FC.