
A noite da última segunda-feira (29) foi marcada por emoção e celebração do esporte pernambucano. Realizado pela Secretaria de Esportes do Governo de Pernambuco (SESP), o Prêmio Pernambuco Campeão reuniu atletas, paratletas, técnicos, dirigentes e autoridades no auditório da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP), no Recife, para homenagear os grandes nomes que se destacaram ao longo de 2025.
Após uma primeira etapa dedicada à valorização dos indicados pelas 54 federações esportivas do estado, com a entrega de 215 troféus para esses nomes, a cerimônia teve como ponto alto a revelação dos vencedores das seis categorias principais da premiação.
Na categoria Melhor Atleta Masculino, o prêmio ficou com Filipe Silva, do Beach Soccer, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2025. Já o título de Melhor Atleta Feminino foi conquistado por Beatriz Bezerra, da natação, que teve um ano de grandes resultados, sendo multimedalhista no Pan-Americano Júnior de Assunção 2025 e participando de seu primeiro Mundial adulto.

“Estar ao lado de tantos treinadores, atletas e paratletas, compartilhando esse momento, é uma honra imensa. 2025 foi um ano muito especial para mim, marcado por desafios que eu nunca tinha vivido antes. Enfrentei uma grande luta com o meu próprio corpo, mas Deus me deu força para seguir, jogar e conquistar títulos. Hoje, estar aqui tem um significado ainda maior, porque cheguei a achar que nem conseguiria atuar nesta temporada. Estou muito feliz e grato por esse reconhecimento.”, afirmou Filipe Silva.
Entre os paratletas, o destaque masculino foi Hiury Martins, do taekwondo, medalhista de bronze no Campeonato Mundial e integrante do top-10 do ranking mundial da sua categoria. No feminino, a vencedora foi Maria Carolina Santiago, da natação paralímpica, que teve mais uma atuação histórica ao conquistar cinco medalhas no Mundial, sendo quatro de ouro.
Na categoria Melhor Técnico, o reconhecimento foi para Cristiano Rocha, treinador da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, que conduziu a equipe ao 6º lugar no Campeonato Mundial, alcançando o melhor desempenho entre as seleções não europeias. Já o prêmio de Melhor Técnica ficou com Poliana Santa Cruz, técnica de bocha da UFPE e assistente técnica da Seleção Brasileira, responsável por uma temporada vitoriosa ao lado da paratleta Andreza Vitória, incluindo o bicampeonato das Américas.
Presente na cerimônia, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado no esporte: “Foi uma noite emocionante. Quando o Governo de Pernambuco promove o maior programa de Bolsa Atleta do Brasil e realiza investimentos recordes nos programas de incentivo ao esporte, fazemos isso com a convicção de que estamos regando um terreno fértil, que devolve esses investimentos em frutos, resultados e orgulho para todo o estado”, destacou.
A secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, reforçou o papel da premiação como símbolo de valorização ao esporte pernambucano: O Prêmio Pernambuco Campeão representa mais do que troféus. Ele simboliza reconhecimento, respeito às trajetórias e o compromisso do Governo de Pernambuco com atletas, paratletas e técnicos que se dedicam diariamente a transformar talento em resultados. É uma celebração do presente e um incentivo para que novas conquistas continuem sendo alcançadas”, afirmou.
Com casa cheia e forte representatividade da comunidade esportiva, o Prêmio Pernambuco Campeão encerrou 2025 reafirmando Pernambuco como referência nacional no apoio, valorização e desenvolvimento do esporte em todas as suas dimensões.

