No Allegiant Stadium, em Las Vegas, o Brasil empatou em 0 a 0 diante do Uruguai no tempo normal, mas acabou perdendo por 4 a 2 nas penalidades e sendo eliminado da Copa América 2024. Uma partida tecnicamente bem abaixo e com muitas paralisações, no entanto, na hora de decidir o classificado, sobrou personalidade aos uruguaios nas cobranças dos pênaltis. A ‘Celeste’ segue para encarar a Seleção da Colômbia nas semifinais, enquanto o Brasil só volta a campo em setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Como relatado há pouco, brasileiros e uruguaios não fizeram um jogo técnico atrativo aos olhares de seus torcedores. Um duelo ríspido e parado constantemente por esbarrões e provocações de todos os lados. Poucas finalizações e oportunidades que pudessem incomodar Alisson ou Rochet. Como o cenário do jogo se estendendo até o fim do tempo regulamentar, o placar sem gols seria a tônica do confronto. Detalhe: Brasil jogou os quase vinte minutos da etapa final com um jogador a mais, após a expulsão de Nández.
Nas penalidades, Éder Militão e Douglas Luiz desperdiçaram as chances do Brasil. O Uruguai perdeu só um pênalti defendido por Alisson. No fim, coube a Ugarte cobrar a penalidade que deu a classificação a Seleção do Uruguai. Fim de partida: Uruguai 0 (4)x(2) 0 Brasil.
Foto: Frederiz Brown/AFP.