No Estádio Mangueirão, em Belém, o Brasil começou com o pé direito nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira deslanchou no segundo tempo e goleou a Bolívia pelo placar de 5 a 1, com direito a dois gols de Neymar e dois gols de Rodrygo. Embora desfalques importantes como Vinícius Júnior e Éder Militão, o Brasil fez jus ao seu favoritismo e venceu a partida. O próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias será na terça-feira (12), às 23h (horário de Brasília), contra o Peru, em Lima.
OS GOLS
Aos 23 minutos, após tentativa da Seleção pelo lado direito, a bola sobrou para Rodrygo depois de um desvio. O atacante do Real Madrid só fez escorar para abrir o marcador para o Brasil em Belém. Os gols que fecharam a vitória brasileira aconteceram no segundo tempo. Aos 2 minutos, Neymar deu um belo passe para Raphinha. O ponta cortou pra dentro e finalizou no canto de Viscarra para ampliar o placar. Cinco minutos depois, foi a vez de Bruno Guimarães servir Rodrygo, que não titubeou e fez o terceiro do Brasil no confronto.
O quarto gol saiu dos pés de Neymar. Depois de jogada trabalhada e tentativa de finalização com o atacante Richarlison, Raphinha segurou na ponta, serviu Rodrygo que driblou, mas a bola sobrou para Neymar. O camisa 10 da Seleção fez o seu primeiro no jogo, o 78º gol com a camisa da Seleção em jogos oficiais, ultrapassando o Rei Pelé em números da FIFA. Aos 32, a Bolívia diminuiu com Ábrego, depois de receber um belo passe do meio-campo boliviano. Aos 47, ainda deu tempo de Raphinha servir Neymar que, de primeira, fez o quinto da Seleção Brasileira para fechar a conta.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Brasil 5
Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez) e Renan Lodi (Caio Henrique); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz.
Bolívia 1
Viscarra; Quinteros, Jusino e Marcelo Suárez; Medina, Bejarano (Cuellar), Villamíl, Cespedes (Ursino) e Fernández (Roca); Arrascaita (J. Cuellar) e Marcelo Moreno (Ábrego). Técnico: Gustavo Costas.
Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém (PA).
Arbitragem: Juan Gabriel Benítez (PAR). Assistentes: Eduardo Cardozo e Milcíades Saldivar (ambos do PAR). Quarto Árbitro: José Méndez (PAR). VAR: Carlos Benítez.
Cartões amarelos: Neymar (BRA); Marcelo Moreno e Ursino (BOL).
Gols: Rodrygo, aos 23′ 1T, e aos 7′ 2T; Raphinha, aos 2′ 2T; Neymar, aos 15′ 2T, e aos 47′ 2T (BRA); Ábrego, aos 32′ 2T (BOL).
Público: 43.188 torcedores. Renda: R$ 10.887.550,00.
Foto: Vítor Silva/CBF.