Com o Brasil já classificado e a Argentina criando um ambiente conturbado em San Juan, equipes empataram sem gols e nada foi alterado na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar no ano que vem. O resultado deixou a Seleção Brasileira com 35 pontos e mais líder do que nunca, enquanto os argentinos precisarão de dois pontos na data FIFA do ano que vem, para garantir de forma matemática a vaga ao Mundial. Jogos das seleções só em janeiro. O Brasil, por sua vez, vai até Quito, encarar a boa equipe do Equador, que também busca a sua vaga na Copa.
O JOGO
A partida não foi protagonizada por várias oportunidades criadas ao longo dos 90 minutos. A Argentina preocupou-se em evitar os avanços do Brasil pelos lados do campo, e buscou um jogo mais vertical, com troca rápida de passes. Sem Neymar, o Brasil foi conduzido por Vinícius Júnior e Raphinha nas jogadas de mais velocidade. Em uma noite bastante inspirada, a defesa brasileira evitou praticamente todos os avanços dos argentinos e marcou de perto, todos os passos dados por Lionel Messi. E os donos da casa saíram no lucro. Aos 38 minutos da etapa inicial, Otamendi passou de ser expulso, após cotovelada na boca do atacante Raphinha. O VAR nem checou a gravidade do lance.
Em jogo de muitas faltas, a partida deu a impressão ao torcedor de jogo picotado por conta das várias finalizações. E, no fim das contas, a Seleção Brasileira foi ligeiramente melhor no aspecto técnico, gerando situações de mais perigo à meta do goleiro Emiliano Martínez. A única chance mais contundente da Argentina saiu dos pés de Messi, porém, com boa defesa praticada por Alisson. Fim de jogo em San Juan del Bicentenario: Argentina 0 x 0 Brasil.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Argentina 0
Emiliano Martínez; Molina, Romero (Pezzella), Otamendi e Acuña; Paredes (Lisandro Martínez), Rodrigo De Paul e Lo Celso (Domínguez); Messi, Di María (Álvarez) e Lautaro Martínez (Joaquín Correa). Técnico: Lionel Scaloni.
Brasil 0
Alisson; Danilo, Marquinhos, Éder Militão e Alex Sandro; Fabinho, Fred e Paquetá (Gerson); Raphinha (Antony), Vinícius Júnior e Matheus Cunha (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.
Estádio: Bicentenario (San Juan-ARG)
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Assistentes: Richard Trinidad e Nicolas Taran (ambos do URU).
VAR: Esteban Ostojich (URU).
Cartões amarelos: Paredes, Romero, Pezzella, Acuña (ARG); Paquetá, Fabinho (BRA).
Foto: Divulgação/CBF