A 3ª Corrida Sesi Dia do Trabalhador promete agitar o feriado de 1º de maio no Centro do Recife. Cerca de mil pessoas vão participar do evento nesta segunda-feira. A partir das 6h40, o pessoal já estará no Cais da Alfândega (ao lado da Livraria Cultura) se preparando para as provas de corrida, nos percursos de 10km e 5,8 km, e de caminhada também de 5,8 km para quem deseja se exercitar de uma forma mais light. O evento terá largada, a partir das 7h, e vai distribuir R$ 14 mil em prêmios (confira a programação e a tabela de prêmios abaixo).
Os inscritos vão concorrer em duas categorias: Corrida geral e Trabalhador da indústria pernambucana, masculina e feminina. Na primeira delas, o favoritismo é de Ubiratan José dos Santos, nome de destaque do atletismo pernambucano, entre os homens, e da paraibana Mary Emanuelle, campeã e vice das etapas de Maceió e Fortaleza do Circuito SESI 10k, realizada no final do ano passado.
Entre os industriários, a disputa será acirrada, pois cerca de 60% dos corredores se inscreveram nesta classe. “A adesão foi muito boa. Acreditamos que ao destinarmos uma categoria específica para a indústria do Estado, motivou ainda mais a participação do grupo”, afirma o analista de Qualidade de Vida do Sesi/PE, Fernando Medeiros.
Case – “Estamos muito satisfeitos em perceber que estamos atingindo nosso objetivo de estimular a adoção de um estilo de vida saudável, especialmente entre os trabalhadores da indústria pernambucana, o que tem um impacto direito em mais produtividade e menos absenteísmo para as empresas”, avalia o superintendente do Serviço Social da Indústria de Pernambuco, Nilo Simões. Para se ter uma ideia, a Alpargatas possui o programa Alpa Mexa-se, onde 60 industriários recebem treinamento com profissionais de Educação Física do Sesi/PE durante o ano inteiro, desde 2015, para eventos como este.
Estrutura – O evento vai iniciar, a partir das 6h40, com exercícios de aquecimento e alongamento promovidos por profissionais do Sesi/PE para preparar os competidores para as provas de corrida e caminhada, evitando o risco de lesões. Além da infraestrutura de apoio aos corredores (como guarda-volumes, kit de reposição energética, um lanche para os corredores se refazerem após a corrida e caminhada, formado por bebida isotênica, barra de cereal, fruta, etc, e segurança para a realização da prova), haverá a distribuição de frutas e do suco da horta, uma receita de bebida detox elaborada pela entidade, para incentivar a alimentação saudável, um aliado fundamental dos exercícios físicos, entre a população.
Percurso – As provas sairão do Cais da Alfândega, passando pela Ponte Giratória em direção ao viaduto das Cinco Pontas. Chegando ao Cais José Estelita, seguem para o Cais de Santa Rita e vão para a Rua Marquês de Olinda pela av. Alfredo Lisboa para retornar ao Cais da Alfândega, onde completam o percurso de 5,8 km.
Já a prova de 10km realiza o mesmo percurso, porém antes de retornar ao Cais da Alfândega, os corredores devem ir da rua Marquês de Olinda para o Cais do Apolo até a Ponte do Limoeiro em direção à Rua da Aurora. Nesse ponto, atravessa a Ponte Santa Izabel, contorna a Praça da República até pegar a Ponte Maurício de Nassau e chegar ao Cais da Alfândega.
Programação:
6h40 – Aquecimento
6h55 – Largada dos Atletas Especiais
7h- Largada
8h15 – Início do Cerimonial de Premiação