Festival Pernambuco Meu País transforma Pesqueira, no Agreste, em palco de mistura de arte e cidadania

Por Rafael Santos 16/08/2025 12:13 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

A cidade de Pesqueira, no Agreste do Estado, se transformou em um grande palco de celebração da arte e da identidade pernambucana durante a abertura da edição local do Festival Pernambuco Meu País 2025, que ocorreu na noite desta sexta-feira (15). A governadora Raquel Lyra prestigiou o evento, marcado por um espetáculo que reuniu música, dança, diversas outras linguagens artísticas e o compromisso da interiorização das políticas culturais estaduais.

“É lindo demais andar pelas ruas de Pesqueira e ver a alegria das pessoas, a oportunidade de gente de cada região ter acesso a movimentos de cultura popular, a uma festa gratuita de qualidade. Estamos fortalecendo o calendário cultural de Pernambuco como um todo, Carnaval, Semana Santa, São João e emendando com o Festival Pernambuco Meu País. Vemos hotéis lotados, restaurantes, bares, as pessoas vendendo roupas, é uma forma de movimentar a economia num momento em que talvez não houvesse essa oportunidade de geração de emprego e renda nessa região”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Ao longo do fim de semana, mais de 140 ações gratuitas movimentam Pesqueira e distritos como Cimbres, Mimoso e Mutuca, com apresentações de música, circo, teatro, gastronomia, moda, economia criativa e culturas populares. 

No palco principal, a noite de sexta foi aberta pela cantora Doralyce, que misturou poesia, ritmo e presença cênica para celebrar a força da música pernambucana. Teto levou o seu rap vibrante para Pesqueira, seguido pela emoção do brega romântico de Raphaela Santos. O encerramento ficou por conta de Matuê, que transformou o trap em espetáculo de luz e energia.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou o papel do Pernambuco Meu País como um símbolo de democratização do acesso à cultura. “Esse festival é de uma importância gigante não só para Pesqueira, mas para todas as cidades ao redor. A gente está aqui com os hotéis lotados, restaurantes, todo mundo que vive de eventos trabalhando em empregos formais e informais. São muitas linguagens e em diversos territórios da cidade”, pontuou a secretária.

O festival também contou com o Rede PE, iniciativa que levou serviços, formações e orientações de órgãos do Estado diretamente para o público, unindo arte, cidadania e desenvolvimento social. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o palco do Pernambuco Meu País segue para Gravatá, no Agreste.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Cacique, celebrou os impactos do festival no município, que recebe a festa pelo segundo ano. “Nós estamos em festa, literalmente. O povo vem o tempo todo mandando mensagem, agradecendo ao Governo de Pernambuco. Ao fazer a cultura circular, também circula a economia”, afirmou o gestor.

Presente na abertura, o deputado estadual Luciano Duque destacou o papel do festival como instrumento de fomento à produção artística do Estado. “Esses investimentos fortalecem muito a nossa cultura. A gente sabe que mais de 90% dos artistas contratados aqui são do Estado, trabalham e recebem, não acontece mais o que acontecia no passado. Isso nos encanta e nos faz acreditar que esse festival chegou no momento certo para fortalecer os nossos artistas”, disse o parlamentar. 

SEGURANÇA REFORÇADA —  Durante os dias de festa, Pesqueira contará com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social para garantir que o público aproveite as festas com tranquilidade. Com um efetivo de 494 agentes, o esquema de segurança reúne policiamento ostensivo, plantão da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e monitoramento aéreo por drones.

Acompanharam a governadora no evento os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), César Freitas (Sanharó), Guilherme Vasconcelos (Poção) e os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte