Qualifica PE: Governadora Raquel Lyra anuncia quase 21 mil vagas para nova etapa do programa

Cronograma prevê oferta gratuita de qualificação técnico-profissional e empreendedora em todo o Estado, com vagas direcionadas ao público em geral e a populações específicas; inscrições já estão abertas.

Por Rafael Santos 01/08/2025 13:13 • Atualizado Há 13 horas
Compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), anuncia o novo ciclo de formações para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, com abordagem em diversos segmentos. A nova etapa do programa Qualifica PE vai oferecer, nos próximos seis meses, o total de 9,9 mil vagas em cursos presenciais de qualificação profissional para atuação em indústria, comércio e serviços, além de 11 mil vagas para capacitação empreendedora. A programação do mês de agosto começa na próxima segunda-feira (4) e as inscrições, gratuitas para a população em geral, já estão abertas no site da secretaria.

Visando contribuir, cada vez mais, com a melhora dos índices de empregabilidade e geração de renda no Estado, o Qualifica PE amplia sua atuação nesta nova etapa. “É uma alegria dar continuidade a esse programa, que foi lançado no segundo semestre do ano passado e já qualificou mais de 5 mil pernambucanos e pernambucanas. Pretendemos alcançar todas as 12 regiões de desenvolvimento do estado com cursos que preparem as pessoas, incluindo populações mais vulneráveis, para atenderem às demandas por mão de obra qualificada nesses locais ou para poderem gerir seus próprios negócios de maneira mais assertiva”, afirma o titular da SEDEPE, o secretário Manuca.

As ações de qualificação profissional que serão oferecidas pelo Governo do Estado preveem conteúdos voltados para os segmentos de Indústria, Comércio e Serviços, com aulas que serão ministradas por entidades especializadas, integrantes do Sistema S: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Os cursos terão duração variável entre 15 e 108 horas/aula, abordando áreas como gastronomia, beleza, mecânica, gestão, turismo, moda, energia, telecomunicações, refrigeração e climatização, entre outras.

Já a modalidade do programa voltada à qualificação de quem deseja iniciar ou desenvolver o próprio negócio, vai disponibilizar trilhas de capacitação, com duração de até 16 horas/aula, compostas por cinco formações, nas áreas temáticas de Empreendedorismo, Finanças e Marketing. As aulas serão ministradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

PÚBLICOS DIVERSOS – Dando continuidade à estratégia de qualificar a população privada de liberdade, o Qualifica PE conta com uma programação específica para contemplar todas as unidades do sistema prisional. Assim, o retorno da iniciativa foi marcado pela oferta do curso “Design de Mechas”, na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, na Zona Oeste do Recife, com início das aulas nesta segunda-feira (28).

“O objetivo é promover o resgate social da população encarcerada, para que, futuramente, essas pessoas possam fazer a transição do sistema prisional para o convívio em sociedade já profissionalizadas, com possibilidades reais de conseguir emprego e mudar de vida”, destaca o secretário Manuca.

Uma novidade no escopo do projeto em 2025 é um cronograma direcionado especialmente ao público atendido pelo Programa Chapéu de Palha, levando aos trabalhadores rurais cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, mecânica e vestuário.

“Vamos disponibilizar 650 vagas para essa parcela da população, com aulas se iniciando a partir da segunda quinzena de agosto, porque identificamos a necessidade de oferecer alternativas de geração de renda, para além do benefício, a esses trabalhadores que precisam lidar com a sazonalidade das atividades da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e pesca artesanal”, destaca a Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Tatiana Ferraz.

INSCRIÇÕES – Para a população em geral, os cursos de formação profissional terão início a partir do dia 4 de agosto e podem ser consultados no site www.sedepe.pe.gov.br, e no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br onde também já estão abertas as inscrições. Somente no mês de agosto, estão disponíveis 1.250 vagas desta modalidade em diversas regiões do Estado. Este bloco inicial envolve 31 municípios na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Ainda neste mês, serão abertas as inscrições para a programação de qualificação empreendedora.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte