Programa Trilhatec, do Governo de Pernambuco, certifica mais de 7 mil estudantes da Rede Pública em parceria com o Cesar

Iniciativa da Secretaria de Educação com o Cesar oferece formação gratuita na área de tecnologia.

Por Rafael Santos 16/12/2025 16:26 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Como resultado da parceria da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), mais de 7 mil estudantes do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Pernambuco receberão, nesta quarta-feira (17), o certificado de conclusão do programa Trilhatec. A solenidade será realizada na unidade do Cesar do Moinho, no Bairro do Recife, com transmissão online, às 14h. 

Além dos formandos, o evento contará com a presença de representantes da SEE, das Gerências Regionais de Educação (GREs), das escolas participantes e empresas do ecossistema local de inovação, com o objetivo de fomentar a empregabilidade. 

Para os alunos da EJA Médio, foram ofertados os cursos de Vida, Trabalho e Profissão e Ferramentas para Visualização de Dados. Já para as turmas do Ensino Médio, os estudantes concluíram as formações em Lógica de Programação, JavaScript 1, 2 e 3, e HMTL e CSS 1. 

A formação, totalmente gratuita, utiliza a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). Para garantir a permanência dos estudantes, a instituição ofertou certificações intermediárias ao final de cada um dos três módulos, possibilitando a construção de um portfólio qualificado. 

Com integração da educação básica e formação profissional em tecnologia, a proposta pedagógica do Trilhatec combina transmissões ao vivo com especialistas da área, aprendizagem em pares e o desenvolvimento de projetos práticos. O currículo contempla conteúdos técnicos alinhados às exigências do mundo do trabalho, além do fortalecimento de competências socioemocionais, como colaboração, liderança e comunicação.

Criada em 2024, a iniciativa pioneira já alcançou mais de 70 cidades em todas as regiões de Pernambuco e emitiu mais de 13 mil certificações de qualificação tecnológica. Somente em 2025, foram mais de 11 mil certificados emitidos.  

O secretário de educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, frisa a importância do acesso à formação e à qualificação profissional em tecnologia para os estudantes da Rede Estadual. “A cerimônia será um momento de celebração da parceria de sucesso entre o Governo de Pernambuco e o Cesar. Através desta iniciativa, estamos garantindo acesso gratuito a uma qualificação em tecnologia de alto nível e preparando nossos estudantes para as demandas do mercado”, ressalta. 

O Trilhatec é fruto da parceria do Governo de Pernambuco com instituições privadas de ensino e desenvolvimento profissional. Além do Cesar, que é referência em inovação e tecnologia, também são ofertados cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac) e no Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte