Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) paralisam as atividades nesta quarta-feira. Os docentes também realizam atos nos três campi da instituição. No campus Recife, a manifestação foi marcada para esta manhã, na Avenida dos Reitores (Cidade Universitária). Nos campi do interior, estão agendadas manifestações às 14h em Vitória, e às 16h30 em Caruaru.
Os atos acontecem em protesto contra as medidas governamentais divulgadas no dia 14 de setembro. O pacote de cortes anunciado pelo governo atinge o serviço público em questões como a retirada do abono permanência, suspensão de concursos públicos e o adiamento do reajuste salarial para agosto de 2016.
As atividades marcam o Dia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais e foram deliberadas na última assembleia da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), realizada na sexta-feira passada. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, se reuniu em Brasília no dia 15 e definiu o dia 23 de setembro como o dia nacional de paralisação, com atividades nos estados e manifestação em Brasília.