
O governo do estado publicou, nesta terça-feira (15), um novo edital do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). A iniciativa oferece 1.560 bolsas de estudo no valor de até R$ 500 para estudantes de baixa renda matriculados em uma das 13 autarquias municipais de ensino superior localizadas em cidades do Grande Recife e do interior (veja lista abaixo).
A inscrições devem ser feitas até o dia 27 de julho pela internet. Para ter acesso à bolsa, o candidato deve ser de uma família com renda per capita de até um salário-mínimo e meio. O edital está disponível no site do programa.
Segundo o documento, a bolsa pode ser menor do que R$ 500 caso a mensalidade do curso seja inferior a esse valor. Os pagamentos serão repassados pela Secretaria Estadual de Tecnologia e Inovação (Secti) para as instituições de ensino.
O edital também reserva 70% das bolsas para alunos de cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os outros 30% são destinados a estudantes das demais áreas.
Além disso, 20% das vagas são reservadas para candidatos que trabalham como professores de ensino fundamental ou médio, independentemente da renda, pessoas com deficiência e mulheres em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica e familiar.
Confira abaixo as instituições contempladas:
Autarquia Educacional de Serra Talhada
Autarquia Educacional de Salgueiro
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, em Petrolina
Autarquia Educacional da Mata Sul, em Palmares
Autarquia do Ensino Superior de Limoeiro
Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns
Autarquia Educacional para o Desenvolvimento Cultural do Cabo de Santo Agostinho
Autarquia Educacional do Belo Jardim
Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação, em Belém do São Francisco
Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde
Autarquia Educacional do Araripe, em Araripina
Autarquia Educacional de Afogados da Ingazeira