Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira (8)

Por Andrison Freire 04/01/2016 09:25 • Atualizado 04/01/2016
Compartilhe

image

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, marcou para o próximo dia 8 a divulgação das notas do Enem, exame adotado pela grande maioria das universidades federais para acesso ao ensino superior em substituição ao vestibular.

Por outro lado, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2016.

As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e se prolongarão até o dia 14. O número aumentou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas. A qualidade de instituições participantes também aumentou de 128 para 2015.

Pode participar o estudante que fez a prova do Enem de 2015 e não tirou zero na redação. O edital foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 30.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga, devendo especificá-las por ordem de preferência em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

INEP – Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem às vagas de ensino superior em instituições públicas. Além das notas individuais da prova, a Justiça determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgue, também no dia 8 de janeiro de 2016, o espelho da redação do Enem 2015. 

Em nota, o Inep comunicou que iria recorrer à decisão, já que a divulgação mais tardia das notas da redação está ligada com a segurança da correção da prova. Segundo o Instituto, o texto é avaliado por dois corretores e, em caso de divergências acima de 100 pontos, a prova é analisada por um terceiro corretor. Se a diferença permanecer, o texto é encaminhado a uma banca com mais três avaliadores.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte