Após uma série lamentável de vazamento de dados, incluindo o tema da redação – investigados nas edições de 2010 e 2014 -, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, marcado para os dias 24 e 25 de outubro, terá maior rigor durante a abertura dos malotes de provas.
Os sacos, que têm lacres eletrônicos, só serão abertos após o fechamento dos portões, quando todos os candidatos estiverem nas salas para realização dos testes. Por este motivo, as provas começarão meia hora mais tarde, às 13h30, no horário de Brasília.
A abertura e o fechamento dos portões continuarão, respectivamente, ao meio-dia e às 13h. Lembrando que, como Pernambuco não adere ao horário de verão, que tem início no próximo dia 18 de outubro, os portões no Estado abrem às 11h e fecham às 12h.
Para o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Meneses da Silva, os procedimentos de segurança do Enem estão sendo aprimorados a cada ano. “O Inep vem se estruturando com uma logística bastante arrojada, que passa desde a contratação específica para a elaboração de itens, como também para o processo de impressão das provas e a aplicação da prova e processamento de dados”, afirmou.
Durante o intervalo de meia hora entre o fechamento dos portões e o início das provas, os candidatos poderão passar por medidas de segurança, como detectores de metal. “Todos os candidatos terão entrado e colocado seus celulares em um pacotinho. Os malotes só serão abertos após esse período, com todo mundo nas salas”.
“Haverá um controle extra. Teremos mais uma testemunha e a ata vai registrar o horário em que o malote foi aberto. Porque é o momento de risco. Com o malote aberto a prova é passível de vazamento e temos que evitar isso a todo custo”, complementou.
Durante as provas é proibido fazer registros fotográficos, usar calculadoras, agendas eletrônicas e celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. O uso desses equipamentos acarretará na eliminação do candidato. Os estudantes que levarem esses equipamentos deverão deixá-los desligados e guardados no porta-objetos fornecido antes do início da prova.