O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) negou que houve vazamento de partes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e afirmou que as imagens do caderno de questões e da página com o tema da redação deste ano são falsas.
O órgão, ligado ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela prova e afirmou que caso será encaminhado para a Polícia Federal.
Nesse domingo (18) imagens das capas dos cadernos de questões dos dois dias da prova circularam em redes sociais. Uma imagem com o suposto tema da redação deste ano, que seria sobre os benefícios e malefícios da terceirização da mão de obra, também foi compartilhada.
Em sua página no Twitter, o Inep divulgou as imagens com a tarja “prova falsa”. Por meio da assessoria, o instituto informou que a análise dos dispositivos de segurança foi realizada e foi constatado que a prova não é verdadeira.
O Inep disse ainda que o material divulgado será encaminhado para a Polícia Federal com o objetivo de descobrir quem são os autores das imagens. O exame ocorre nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados às 12h. A prova terá início às 12h30 (horários de Pernambuco).