Governo de Pernambuco autoriza contratação de quase 2 mil profissionais para rede estadual de ensino

As novas contratações são para professores da educação básica e especial, além de analistas de psicologia educacional.

Por Rafael Santos 21/07/2025 11:31 • Atualizado Há 7 horas
Compartilhe

O Governo de Pernambuco deu mais um passo importante para o fortalecimento da educação pública no estado. Nesse sábado (19), foi publicada no Diário Oficial a autorização para a abertura de três seleções públicas simplificadas, que juntas vão ofertar 1.999 vagas para atuação na Secretaria Estadual de Educação (SEE). Desde o início de 2023 a governadora Raquel Lyra nomeou 9.073 professores da educação básica, 1.479 analistas e 984 assistentes, o que demonstra o compromisso contínuo com a valorização da rede estadual de ensino.

A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual. Ao todo, serão ofertadas 1.027 vagas para professores da educação básica, 836 para analistas de psicologia educacional, além de 107 professores intérpretes de Libras e 29 professores braillistas.

Os critérios e cronograma das seleções serão detalhados em Portaria Conjunta da SAD/SEE, a ser publicada nos próximos dias. As contratações terão validade inicial de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até seis anos. A medida representa um reforço estratégico e necessário para assegurar uma educação pública mais inclusiva, estruturada e com melhores condições de aprendizado em todo o estado.

“Estamos trabalhando para garantir uma educação pública de qualidade e acessível a todos os pernambucanos. A chegada desses novos profissionais fortalece nossas escolas e oferece mais suporte aos estudantes”, destaca o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

Nomeações – Desde 2023, a atual gestão fez uma nomeação recorde de 11.854 profissionais para atuação na pasta, consolidando o maior conjunto na área dos últimos 10 anos. Ao todo, foram 9.073 professores da educação básica; 209 professores da educação especial, sendo 72 brailistas e 137 intérpretes; e 109 professores de música. Além de 1.479 analistas e 984 assistentes.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte