Raquel Lyra anuncia novo concurso para a Polícia Civil de Pernambuco

Vagas serão imediatas, com edital previsto ainda para o primeiro semestre deste ano e posse em 2027

Por Rafael Santos 20/02/2026 15:01 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou a abertura de um novo concurso para a Polícia Civil de Pernambuco, marcado para ser aplicado ainda em 2026, com nomeação imediata prevista para 2027. Durante entrevista à Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira (20), a gestora estadual também declarou que novos agentes de segurança serão chamados ainda no primeiro semestre deste ano.

“Agora em abril entram mais de 2.400 policiais militares, praças e laranjinhas na rua. Agora, depois do Carnaval, eu vou nomear a Polícia Científica, depois vem a Polícia Civil, e a gente vai fazer concurso de novo esse ano, para no ano que vem todo mundo já estar na rua”, divulgou Raquel Lyra. 

A governadora explicou que, apesar de outros concursos para a área da segurança pública do estado terem ocorrido entre 2023 e 2024, sempre é necessário renovar o quadro de servidores do setor, que é um dos mais latentes em Pernambuco. “Todo dia se aposenta alguém. Alguém pede baixa, alguém vai para a reserva”, esclareceu. 

No momento, o concurso está em fase de contratação da banca organizadora, e o edital deve ser publicado em breve. As provas devem ser aplicadas somente no segundo semestre deste ano. De acordo com um ofício divulgado pelo Diário Oficial do Estado em janeiro, 250 vagas para Agente de Polícia e 150 vagas para Escrivão de Polícia já estão confirmadas. A governadora também confirmou que pretende abrir concursos para outros cargos, como na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. 

Como a segurança pública é uma das grandes prioridades de sua gestão, Raquel Lyra também afirmou que, mesmo com recursos limitados, tratou de ajustar o orçamento para garantir a entrada de novos policiais. 

“Toda vez que eu dizia que era para fazer concurso, dizia que não tinha dinheiro. A gente investe do jeito certo, porque eu poderia ter escolhido fazer propaganda na televisão em vez de contratar policial eu decidi contratar policial”, argumentou a chefe do Executivo estadual.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte