
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha – Semas PE e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), divulga nesta terça-feira (27), os vencedores do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2025. A Cerimônia de premiação vai acontecer no dia 04 de maio, às 14h, no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos. O evento faz parte das atividades da semana do meio ambiente, comemorada entre os dias 2 e 6 de junho.
Na edição deste ano, 55 projetos e indicações concorreram às premiações em sete categorias: Personalidade do Meio Ambiente, Projeto e Prática Educacional (Ensino Fundamental e Médio), Destaque Municipal, Inovação Tecnológica, Bem Estar Animal, Pesquisa Ambiental e Destaque Comunicação Ambiental.
“O Prêmio Vasconcelos Sobrinho é um reconhecimento já consolidado em nosso estado para quem leva em frente boas práticas na área ambiental, sejam pessoas ou instituições. A longevidade dessa premiação mostra o quanto às ações realizadas pelo ambientalista são capazes de inspirar quem atua na proteção dos recursos naturais de Pernambuco.”, comemorou a Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira.
O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, ressaltou a importância do Prêmio para a promoção de pessoas e projetos que contribuem com o Meio Ambiente. “Esse prêmio tem uma importância muito grande porque ele serve como estímulo para as pessoas terem um olhar diferenciado com o meio-ambiente. Vasconcelos Sobrinho foi uma referência e uma precursão desse processo. Então, por isso da importância do prêmio Vasconcelos Sobrinho para o meio-ambiente em Pernambuco, não apenas na Semana do Meio-Ambiente, mas o ano todo.”
Sobre o Prêmio Vasconcelos Sobrinho:
Criado em 1990 pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, o Prêmio leva o nome de um dos primeiros pernambucanos a lutar pelas causas ambientais no em Pernambuco. Engenheiro agrônomo de profissão e ambientalista por vocação, Vasconcelos Sobrinho foi fundador e diretor do Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, hoje Parque Estadual de Dois Irmãos.
Professor titular da disciplina de Ecologia da UFRPE, fundou e supervisionou a Estação Ecológica de Tapacurá, além de fundador e diretor do Serviço de Inspeção Florestal e Proteção à Natureza do Estado de Pernambuco. Como escritor, publicou mais de trinta livros. Por esses e outros feitos, Vasconcelos Sobrinho, que faleceu em 1989, continua sendo uma referência nas causas ambientais.
A premiação foi pensada com o objetivo de dar visibilidade as pessoas e projetos que, como Vasconcelos Sobrinho, estão contribuindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.
Por conta das restrições da pandemia da Covida-19, a premiação não ocorreu entre os anos de 2020 e 2023, sendo retomada em 2024.
Confira os vencedores em cada categoria
Personalidade do Meio Ambiente
Vencedor: Carlos Alberto Bezerra de Queiroz Filho
Projeto e Prática Educacional (Ensino Fundamental e Médio)
Vencedora: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Aureliano Gonçalves dos Santos
Projeto: ECONÚCLEO
Destaque Municipal
Vencedora: Prefeitura Municipal de Jurema – Secretaria de Meio Ambiente de Jurema
Projeto: Arboriza Jurema
Inovação Tecnológica
Vencedor: Domingos Sávio de França
Projeto: Reeecicle
Bem-Estar Animal
Vencedora: Marília de Moura Costa
Projeto: Ronda Pet
Pesquisa Ambiental
Vencedora: Leonie Asfora Sarubbo
Projeto: Desenvolvimento de um removedor biodegradável para aplicação na limpeza de petroderivados derramados em oceanos
Destaque Comunicação Ambiental
Vencedor: Luiz Gustavo Betanin
Projeto: Documentário Ambiental “Nordeste Água e Óleo”
Serviço
Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2025
Data: 04 de junho de 2025
Local: Auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos – Praça Farias Neves, s/n – Dois Irmãos, Recife – PE.
Horário: 14h
Entrada Gratuita.