
Com foco na formação de estudantes mais conscientes e responsáveis no uso das tecnologias, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) lançou, nesta quarta-feira (14), o tema que irá nortear o ano letivo de 2026: “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: formando cidadãs e cidadãos críticos e responsáveis”. Em Garanhuns, no Agreste, profissionais da Rede Estadual participam, entre os dias 14 e 16 de janeiro, do seminário que marca o lançamento da temática.
Ao longo de todo o evento, serão debatidos temas como o papel da escola na construção da cidadania digital, a formação de educadores em saberes digitais, as responsabilidades legais no uso das tecnologias, além dos impactos dos algoritmos, da exposição digital e das redes sociais na identidade e na saúde mental dos jovens.
A escolha reforça o compromisso da SEE com a promoção de uma atuação ética, segura e cidadã no ambiente digital, a partir dos debates sobre fundamentos da segurança e da navegabilidade com ética e autonomia para os adolescentes e jovens da Rede de Ensino.
A partir dessa perspectiva, Gilson Monteiro, secretário estadual da Educação, ressalta a relevância do tema e o papel de destaque de Pernambuco ao promover esse debate.
“Mais uma vez, o estado, através da Secretaria de Educação, está na vanguarda, quando traz um tema que permeia o mundo para aprofundar dentro das nossas unidades escolares. O debate sobre a educação para a cidadania digital e midiática pede que os gestores, os secretários executivos, os professores e os estudantes olhem um pouco para dentro, para tudo que a gente pede cuidado com as telas, com o tempo limite e com o conteúdo”, diz.


